Início / Noticias / Fernando Lopes-Graça - Retrospetiva nos 111 anos do compositor

Fernando Lopes-Graça - Retrospetiva nos 111 anos do compositor

111 de FLG
24 Jul 2017
Até dezembro de 2017, Cascais dedica uma intensa parte da sua programação à vida e obra de Fernando Lopes- Graça (1906 - 1994), um dos mais conceituados nomes da nossa história musical. Conferências, recitais, concertos, o lançamento de um disco e de uma Fotobiografia e ainda o relançamento do Prémio Internacional de Composição Fernando Lopes-Graça marcam o calendário desta retrospetiva que foi apresentada a 28 de junho, no Centro Cultural de Cascais.

Fernando Lopes-Graça, grande compositor, pianista, pedagogo, crítico e ensaísta, deixou uma obra musical extensíssima a par de uma importante obra literária que nos dá testemunho da sua grande formação humanista e da sua intensa atividade cultural e política.
Alguns destaques da programação passam pelo Recital de António Rosado (piano), comentado por Sérgio Azevedo, pela inauguração de uma exposição fotobiográfica e ainda pelo lançamento da Fotobiografia, com Mário Vieira de Carvalho, Manuel Deniz Silva e António de Sousa.
Ainda em setembro, uma conferência–recital com a soprano Susana Gaspar, Tiago Hora e o pianista Nuno Vieira de Almeida.
Em novembro decorrerá a apresentação do projeto discográfico Fernando Lopes-Graça: Songs and Folksongs, com Nuno Vieira de Almeida (piano), Susana Gaspar (soprano), Cátia Moreso (mezzo-soprano) e Fernando Guimarães (tenor).
A retrospetiva terminará em Dezembro com o Simpósio Fernando Lopes-Graça em retrospetiva e entrega do Prémio Internacional de Composição Fernando Lopes-Graça 2017, com concerto e audição da obra vencedora, no Museu da Música Portuguesa.
Este ciclo-homenagem é uma colaboração entre a CMC, a FDLI, o CESEM, a FCSH, a FCT e a Associação Lopes-Graça.

+ Sobre cascais

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascais