AVISO
Nesta nova fase de desconfinamento gradual, a Casa Sommer – Arquivo Histórico Municipal reabre a partir de 06/04/2021, com os seguintes horários: segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. Sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 13h00.
As consultas exigem agendamento prévio através de arquivo.historico@cm-cascais.
---
Na Casa Sommer, inaugurada a 7 de dezembro de 2016, funcionam o Arquivo Histórico Municipal e a Livraria Municipal de Cascais.
Esta moradia de planta quadrangular foi mandada construir por Henrique Sommer, em finais do século XIX, constituindo o mais importante e erudito exemplo de residência privada neoclássica da vila, como o atestam, nos alçados exteriores, os frontões lisos e curvos e as pilastras caneladas, cartelas, molduras e tríglifos. O seu estilo é igualmente marcado pela fachada principal, antecedida por pórtico retangular, assente sobre pilares nos ângulos, que enquadra a entrada e forma a varanda nobre do segundo andar, protegida por balaustrada.
A Casa Sommer foi alvo de uma profunda intervenção de reabilitação, com projeto da arquiteta Paula Santos, que abrangeu também as antigas cocheiras e incluiu um novo corpo subterrâneo que liga os dois edifícios. Esta obra permitiu a reinstalação do Arquivo Histórico Municipal de Cascais enquanto Centro de História Local num espaço dotado das condições necessárias para a recolha, organização, preservação e difusão da preciosa documentação à sua guarda, fundamental para a reconstituição da história do município, de 1387 a 2016, datas extremas das fontes que disponibiliza para consulta, atualmente organizadas em 100 Fundos e Coleções.

Na Casa Sommer funciona, também, a Livraria Municipal de Cascais, onde é possível adquirir as publicações editadas ou apoiadas pela autarquia, com especial destaque nas áreas do património arqueológico, arquitetónico, histórico e cultural.

Ver Mais

+ Sobre cascais