Início / Museu / Museu Condes de Castro Guimarães
Museu Condes de Castro Guimarães

AVISO
No âmbito do desconfinamento controlado, em contexto de pandemia #Covid19, informamos que a partir de dia 19 de maio, os Equipamentos Culturais estão reabertos ao público.
Importa, porém, observar o cumprimento de um conjunto de novas regras para a proteção de todos.
Estarão os equipamentos culturais abertos de terça-feira a domingo seguindo os horários habituais. Excecional e temporariamente os equipamentos vão encerrar no período de almoço (entre as 13h00 e as 14h00).
Conheça AQUI as regras temporárias.
---
O Museu Condes de Castro Guimarães está instalado na antiga Torre de S. Sebastião, edificada entre 1897 e 1900, na enseada de Santa Marta por iniciativa de Jorge O'Neill, um aristocrata e financeiro de ascendência irlandesa.

Obra notável da arquitetura de veraneio cascalense, este conjunto está integrado no atual Parque Marechal Carmona (ou da Gandarinha), onde se situa também a Ermida de S. Sebastião, datada aproximadamente de 1594.

A antiga Torre de S. Sebastião passa a Museu por mérito de Manuel Inácio de Castro Guimarães (1858-1927), segundo proprietário da Torre de S. Sebastião, agraciado com o título de Conde de Castro Guimarães, por D. Manuel II, em 1909.

Em 1924 o Conde de Castro Guimarães legou em testamento, à vila de Cascais, a casa e todo o seu recheio artístico e bibliográfico, para aí se constituir um museu municipal e biblioteca pública, em ligação com os jardins e o parque contíguo “para recreio do público”. O museu foi inaugurado em 12 de Julho de 1931.

Ver Mais

Cascais