Início / Museu / Marégrafo de Cascais
Marégrafo de Cascais

Texto: 

O Marégrafo de Cascais está em funcionamento desde 1882 e terá sido um dos primeiros observatórios europeus dedicados ao estudo das marés.

O sistema, construído em 1877 por A. Borrel, um relojoeiro francês, serve para medir e registar as variações dos níveis da água do mar, causadas pela influência das marés oceânicas o que permite estudar alguns fenómenos geofísicos e geodinâmicos relacionados com o aquecimento global, entre outros. Por medir as marés há mais de 120 anos, é possível constatar, por exemplo, que o nível médio do mar subiu cerca de 20 centímetros desde que começou a funcionar, evidenciando o problema e os impactos das alterações climáticas. Os dados obtidos são geridos pela Direção Geral do Território e fornecidos ao serviço internacional PSMSL (Permanent Service for Mean Sea Level), do Reino Unido, que os utiliza no âmbito da análise de variados problemas científicos mundiais, distribuindo-os num banco de dados universal.

A instalação do Marégrafo de Cascais foi também motivada pela necessidade de estabelecer uma referência nacional de altitudes, sendo através dos valores obtidos em Cascais que foi definido o zero altimétrico de Portugal, a partir do qual é medida toda a altitude do território português.

O Marégrafo de Cascais está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1997 e está aberto para visitas desde 2005, na sequência de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Cascais e a Direção Geral do Território com vista a assegurar a manutenção, conservação e fruição deste equipamento patrimonial único.

+ Sobre cascais