Início / Museu / Casa das Histórias Paula Rego
Casa das Histórias Paula Rego

Texto:

AVISO
No âmbito do desconfinamento controlado, em contexto de pandemia #Covid19, informamos que a partir de dia 19 de maio, os Equipamentos Culturais estão abertos ao público.
Importa, porém, observar o cumprimento de um conjunto de novas regras para a proteção de todos.
Estarão os equipamentos culturais abertos de terça-feira a domingo seguindo os horários habituais. Excecional e temporariamente os equipamentos vão encerrar no período de almoço (entre as 13h00 e as 14h00).
Conheça AQUI as regras temporárias.
---
A Casa das Histórias Paula Rego, um projeto do arquiteto Eduardo Souto de Moura retoma, num espírito contemporâneo, aspetos da arquitetura histórica da região. Distingue-se de imediato na paisagem pelas duas estruturas piramidais de igual dimensão e pelo betão pigmentado a vermelho. O projeto, correspondendo à vontade da artista, a quem se deve a escolha do arquiteto, dá resposta às muitas exigências de funcionalidade museológica, sem esquecer o bom acolhimento aos visitantes. Os diferentes volumes que compõem o edifício configuram quatro alas, subdivididas no interior em salas sequenciais, dispostas em torno de um volume central mais elevado, que corresponde à sala de exposições temporárias. O interior, em tons neutros, pavimentado a mármore azulino de Cascais, conta, para além das áreas técnicas e de serviço, com 750 m2 de áreas de exposição, uma loja, uma cafetaria com esplanada aberta para um frondoso jardim e um auditório com 200 lugares. O terreno e as árvores preexistentes são também elementos fundamentais do espaço.

Cascais