Início / Museu / Casa de Santa Maria
Casa de Santa Maria

RAUL LINO E A CASA DE SANTA MARIA

AVISO
No âmbito do desconfinamento controlado, em contexto de pandemia #Covid19, informamos que a partir de dia 19 de maio, os Equipamentos Culturais estão reabertos ao público.
Importa, porém, observar o cumprimento de um conjunto de novas regras para a proteção de todos.
Estarão os equipamentos culturais abertos de terça-feira a domingo seguindo os horários habituais. Excecional e temporariamente os equipamentos vão encerrar no período de almoço (entre as 13h00 e as 14h00).
Conheça AQUI as regras temporárias.
---
Raul Lino (1879-1974) desenhou a Casa de Santa Maria no ano de 1902, sendo um dos primeiros projetos da sua longa vida e obra. Enraizada na enseada de Santa Marta, junto ao Farol com o mesmo nome, a Casa de Santa Maria constituiu uma encomenda de Jorge O’Neill, um aristocrata e financeiro de ascendência irlandesa.

Durante cem anos foi residência privada, tendo sido objeto de duas ampliações. Conheceu três proprietários: Maria Teresa O`Neil e D. António Avillez, em 1918-20; José Lino,  irmão de Raul Lino; e em 1934,  Manuel Ribeiro de Espirito Santo Silva, em cuja descendência se manteve 70 anos.

Com a família Espirito Santo recebeu a visita de personalidades ilustres, como a Grã-duquesa Carlota do Luxemburgo e a sua família, os Condes de Barcelona, o Rei Humberto II de Itália, os Duques de Windsor, entre outras.

Em 2004 foi adquirida pela Câmara Municipal de Cascais. Agora Património Nacional, as suas portas encontram-se abertas à fruição pública, tendo em 2012 sido classificada como Monumento de Interesse Público.

Ver Mais
Texto: 

GALERIA DE IMAGENS

@Valter Vinagre

+ Sobre cascais

Cascais