Início / Noticias / Eça de Queirós, Almeida Garret, Fernando Pessoa e outros escritores inspiram Roteiro Gastronómico

30 Maio 2022
O Roteiro Gastronómico acontece dia 7 junho, terça, a partir das 18h30 (passeio), 20h00 (jantar).

O que têm em comum Almeida Garret, Ramalho Ortigão, Alberto Pimentel, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa, Branquinho da Fonseca e Maria Amália Vaz de Carvalho? Todos passaram por Cascais e a vila serviu-lhes, em alguma altura, de inspiração na escrita.

Foi com o intuito de promover esse património que nasceu a Rota Literária de Cascais, desenhada a partir de múltiplas referências que ligam os livros à vila. No dia 7 de junho, feriado municipal, está marcado um Roteiro Gastronómico, promovido pela câmara municipal, que começa com um passeio pelas ruas da vila e termina à mesa, na Casa de Santa Maria, num jantar cuja ementa terá por base o receituário da época.

O passeio terá início no Jardim Visconde da Luz, um dos "esconderijos" de Almeida Garrett e Rosa Infante, a Viscondessa da Luz. Durante vários anos, os dois trocaram correspondência e combinaram encontros furtivos em diversos lugares de Cascais. Segue-se uma paragem na antiga pastelaria Faz Tudo para fazer uma prova de doces e de Vinho de Carcavelos. Aqui será relembrado Alberto Pimentel, o escritor que dedicou um texto lisonjeiro à Calçada da Assunção (atual Rua Marques Leal Pancada, onde se encontra esta pastelaria, hoje transformada em restaurante). O percurso continua até ao Museu Condes de Castro Guimarães, no Parque Marechal Carmona, onde será recordado Branquinho da Fonseca que ali assumiu o cargo de conservador e criou as bibliotecas itinerantes, iniciativa inovadora e determinante para a aproximação das comunidades às bibliotecas.

A rota prossegue até à Casa de São Bernardo, na Avenida Rei Humberto II de Itália. Era neste refúgio que Eça de Queiroz, a convite do seu amigo o Conde de Arnoso, ficava inúmeras vezes alojado. Também era nesta morada que se reuniam os autodenominados Vencidos da Vida, grupo de inteletuais do qual faziam parte Ramalho Ortigão, Guerra Junqueiro ou o Conde de Sabugosa.

Já na Casa de Santa Maria, será servido um cocktail preparado com Aperol de nêspera e ruibarbo com espuma de bergamota, lúcia-lima e sabugueiro, a remeter para o universo do escritor Ramalho Ortigão.

O jantar terá início com uma tartelete de bacalhau fresco, sames, maçã verde e pil-pil de lavagante, que nos leva a "viajar" pela obra de Maria Amélia Vaz de Carvalho. Com o kavass de morango, vieiras, ameixas caramelizadas em miso, pêssegos frescos e nastúrcios, revisitamos Almeida Garret e as suas Viagens na Minha Terra. Já no prato de carne, um lombo de borrego selado e puré de tubérculos, aromas de laranja, hortelã, cardamomo com jus de vegetais, será relebrado o escritor Eça de Queiroz. O repasto literário encerra com pera recheada com mousse de cereja e amêndoa, gelado de pele de galinha tostada com cerejas fumadas e destilado de chocolate, uma despedida na companhia de Branquinho da Fonseca.

Roteiro Gastronómico > 7 jun, terça, a partir das 18h30 (passeio), 20h (jantar) > €110 > Inscrições através do email: info@cascaisfodlab.pt > Informações: foodlab.cascais.pt/pt-pt/node/1203

Sobre a Rota Literária de Cascais | A Rota Literária de Cascais, desenhada por António Ribeiro, aluno de mestrado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, no âmbito de um estágio na Câmara Municipal de Cascais, pode ser feita individualmente ou através do departamento Cascais Jovem. A rota completa inclui ainda a Praia da Conceição (Ramalho Ortigão), a Casa D. Pedro (Maria Amália Vaz de Carvalho), o Chalet Leitão (Ruben A.) e a Boca do Inferno (Fernando Pessoa) e pode ser consultada aqui.