Cascais associa-se às comemorações do Dia Mundial da Voz, que se assinala a 16 de abril. Nesse âmbito, a Academia de Artes do Estoril vai receber um espetáculo intimista, no dia 15 de abril, pelas 21h30, e a conferência "A Tua Voz é Valiosa, a Tua Voz é Importante", no dia 18 de abril, pelas 15h00. Os eventos são organizados pela otorrinolaringologista Clara Capucho, coordenadora da Unidade de Voz do Hospital Egas Moniz e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, conhecida pelos artistas como a Dra. Voz.
O concerto intimista conta com as participações dos artistas Paulo de Carvalho, Paulo Gonzo, Miguel Gameiro, Fábia Rebordão, Jorge Fernando, Paulo Gonzo, Emanuel, Eurico Lopes, João Pedro Pais, Anita Nobre, Joana Amendoeira e Syro. O espetáculo terá lugar no dia 15 de abril na Academia de Artes do Estoril – Edifício Cruzeiro, que será também palco para a conferência "A Tua Voz é Valiosa, a Tua Voz é Importante", a realizar no dia 18 de abril, pelas 15h00.
Os concertos e conferências são gratuitos e limitados à lotação das salas, devendo as reservas ser feitas através de email – dravozorg@gmail.com.
As iniciativas têm como objetivo ligar os espetáculos à sensibilização para a saúde vocal.
"É um privilégio comemorar o Dia Mundial da Voz num concelho com uma ligação tão forte aos espetáculos como Cascais", afirma Clara Capucho, coordenadora da Unidade de Voz do Hospital Egas Moniz e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. "A proximidade com a comunidade artística é a melhor forma de promover os cuidados que toda a população, sobretudo os cantores e atores, precisa de ter para garantir saúde vocal".
Na conferência, dedicada aos cuidados que a população deve ter com a voz, em particular os artistas e, dentro deste grupo, os artistas transgénero, a otorrinolaringologista vai explicar a importância da voz e os cuidados a ter para a manter saudável. A especialista irá, também, abordar novas técnicas na mudança de voz nos artistas transgéneros, tema ao qual está dedicado este ano o programa das comemorações.
"Quero sensibilizar a população em geral, e os artistas em particular, para a prevenção das doenças da voz", afirma Clara Capucho, que organiza há mais de uma década os rastreios da voz artística com a Fundação GDA. A GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas é a entidade que em Portugal gere os direitos de propriedade intelectual de músicos, atores e bailarinos. A Fundação GDA é o seu meio de ação para valorizar o trabalho dos artistas e promover o seu desenvolvimento humano e cultural e a sua proteção social.
"Este ano vamos abordar também o tema da mudança da voz dos artistas transgéneros porque, se há um tratamento indispensável, e que tem de ser totalmente personalizado, é o da adaptação da voz profissional destes artistas", afirma Clara Capucho.
Os concertos e conferências são gratuitos e limitados à lotação das salas, devendo as reservas ser feitas através de email – dravozorg@gmail.com.