Início / Noticias / Cascais Opera: A celebração do canto operático em Cascais

Cascais Opera: A celebração do canto operático em Cascais

04 Abr 2024
A celebração do canto operático em Cascais: 47 candidatos de 21 países e mais de 35 mil euros em prémios

47 candidatos de 21 países e mais de 35 mil euros em prémios

Começa, já no dia 6 de abril, a primeira edição do Cascais Ópera - Concurso Internacional de Canto. Este evento vem juntar-se à constelação cultural portuguesa e europeia e pretende enaltecer o talento ao mesmo tempo que celebra, divulga e torna acessível a música clássica.

Para além de ser um concurso de canto lírico direcionado aos praticantes dessa arte, o Cascais Ópera permite o acesso e convida o público a participar em todas as etapas da competição, bem como contém uma série de atividades artísticas e culturais em torno do universo da ópera.

A cerimónia de abertura é já no dia 6, no Centro Cultural de Cascais, onde todos os participantes e mecenas marcarão presença. Depois disso, as atividades estendem-se até 14 de abril, dia da apoteótica grande final, no Teatro Nacional de São Carlos, com a Orquestra Sinfónica Portuguesa. As primeiras provas acontecem nos dias 7 e 8 e as semifinais decorrem a 10 e 11 de abril, sempre no Centro Cultural de Cascais. O evento reúne notáveis concorrentes, dos quatro cantos do mundo, que durante uma semana irão trazer fôlego e dar voz às mais belas e conhecidas árias de ópera.

A mezzo-soprano espanhola Teresa Berganza é a personalidade homenageada este ano pelo Cascais Ópera. Assim, é natural que a ópera que nos inspira para a celebração do dia 11 de abril seja a "Carmen", de Georges Bizet. Em grande medida, a carreira de Berganza confunde-se com o desenvolvimento da perceção pública da personagem que dá nome à ópera. De forma a assinalar a relação indelével entre estas duas mulheres (uma real e a outra imaginada), será levada à cena do Casino do Estoril, no dia 11 de abril, a imperdível e surpreendente gala "Carmen para Berganza".

O elenco de luxo inclui Ricardo Carriço (narrador), Cátia Moreso (Carmen), Luis Gomes (Don José), Sergei Leiferkus (Escamillo) e Carla Caramujo (Micaela), e será acompanhado pela Orquestra Sinfónica de Cascais, dirigida pelo Maestro Nikolay Lalov e pelo Coro participativo Cascais Ópera, a cargo do Maestro Francisco Pinheiro. Para além destes eventos, o Cascais Ópera organiza, ainda, duas masterclasses, de canto e de representação, que ocorrerão nos dias 9 e 12 de abril, na Casa das Histórias Paula Rego e Museu Condes de Castro Guimarães.
De forma a proporcionar uma experiência ainda mais completa e imersiva no mundo da ópera, no dia da final, serão exibidos no Teatro Nacional de São Carlos vários vestidos e adereços usados por Teresa Berganza em alguns dos seus concertos. Estarão ainda disponíveis adereços e uma Photobooth, para que o público possa guardar uma recordação material do Cascais Ópera. Releva ainda mencionar que, no dia da final, o público poderá ajudar a eleger a pessoa vencedora, atribuindo o Prémio do Publico RTP.

Com exceção das masterclasses, que possuem um âmbito bastante específico e são momentos de formação, todas as restantes atividades do Cascais Ópera são adequadas a todas as faixas etárias e a famílias e proporcionam o ambiente ideal tanto para quem tem um conhecimento profundo da ópera, como para quem tem interesse em experimentar pela primeira vez esse fascinante e mágico universo da Ópera.

+ Sobre cascais