Início / Noticias / David Mourão-Ferreira: Um Tributo, 25 Anos Depois

David Mourão-Ferreira: Um Tributo, 25 Anos Depois

06 Nov 2023
"David Mourão-Ferreira: Um Tributo, 25 Anos Depois" vai ser lançado no dia 9 de novembro, às 18h00, no Auditório do Centro Cultural de Cascais e tem o apoio da Câmara Municipal de Cascais, Fundação D. Luís I e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

O livro "Um Tributo, 25 Anos Depois" reúne trabalhos de investigação académica, no âmbito da Cátedra Cascais Interartes, sobre o trabalho de David Mourão-Ferreira, poeta, ensaísta, dramaturgo, ficcionista, crítico literário, tradutor e professor.

A edição é coordenada por Pere Ferré e conta com a colaboração de figuras destacadas da Academia Portuguesa, autores de ensaios sobre David Mourão-Ferreira, que privaram com este nome maior da Cultura nacional do século XX. Para além de Pere Ferré, David Mourão-Ferreira: Um Tributo, 25 Anos Depois integra trabalhos de Álvaro Manuel Machado, Arnaldo Saraiva, Fátima Freitas Morna, Gustavo Robim, Daniel-Henri Pageaux e Maria de Fátima Marinho.

O presidente da Fundação D. Luís I, Salvato Teles de Menezes, salienta que "David Mourão-Ferreira foi e é um autor do mundo, um nome que fez chegar a literatura portuguesa a universidades e escolas estrangeiras."

Em Cascais, o autor tem vindo a ser homenageado ao longo dos anos. O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, salienta que "em Cascais temos como ponto de honra acolher as mais diversas formas de Arte e de Cultura. David Mourão-Ferreira é um homem de dimensão global, universal". Em 1996, ano da sua morte, o poeta foi condecorado pela Câmara Municipal de Cascais com o título de Cidadão Honorário; em 1997 também esta autarquia instituiu o Prémio Literário David Mourão-Ferreira, dedicado ao ensaio literário, integrando ainda o seu nome a toponímia do Concelho, com a rua e a praceta David Mourão-Ferreira.

A cerimónia de lançamento do livro conta uma intervenção do professor Daniel-Henri Pageaux sobre a obra de David Mourão-Ferreira. A sessão é presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, estando presente o presidente da Fundação Dom Luís I, Salvato Teles de Menezes.

CASCAIS CÁTEDRA INTERARTES | A Cátedra Cascais Interartes – Cascais, crossroad of the arts, é uma unidade de investigação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que surge por iniciativa da Fundação D. Luís I, tendo como objeto de intervenção o Município de Cascais - entendido este como espaço de glocalização cultural e artística, do qual é incontornável a conceção de Bairro dos Museus - e do qual participaram figuras de renome da Literatura portuguesa como Ana Hatherly, Bartolomeu dos Santos, Branquinho da Fonseca, David Mourão-Ferreira, Fernando Lopes-Graça, Herberto Helder, João Abel Manta, João Gaspar Simões, Maria Archer, Maria de Lourdes Martins, Mário-Henrique Leiria, Michel Giacometti, e Ruben A., todos ligados intimamente a Cascais e ao Mundo.