Início / Noticias / Dia Mundial do Teatro 2021 | Celebre connosco

Dia Mundial do Teatro 2021 | Celebre connosco

24 Mar 2021
Celebre o Dia Mundial do Teatro online. Fique a par das nossas iniciativas e participe!

"O improviso é a pedra de toque do espírito", disse Molière. Mas hoje não falamos de improviso. Falamos de teatro. Neste Dia Mundial do Teatro, 27 de março de 2021, por causa da pandemia, a celebração vai ser online. Acompanhe tudo no Facebook Cultura Cascais e Participa Cascais. Nós oferecemos o bilhete.

No concelho de Cascais levamos o teatro muito a sério. Temos duas companhias profissionais com provas de excelência dadas ao longo dos anos. TEC – Teatro Experimental de Cascais, companhia residente no Teatro Mirita Casimiro, cujo trabalho, iniciado em 1965, se traduz no reconhecimento como "uma das companhias de teatro, de maior longevidade a nível mundial" (descubra aqui ). Até ao dia 27/03 estreamos, neste canal, uma entrevista com Carlos Avilez, o diretor que se funde com a história da companhia que neste Dia Mundial do Teatro faz um apelo: "  Somos pessoas que dependem desta profissão que é uma profissão difícil que arranca a alma das pessoas. Não nos deixem desaparecer porque nós também não vamos deixar que o Teatro desapareça".

Carlos Avillez é também fundador e diretor da Escola Profissional de Teatro de Cascais. Uma escola que já formou centenas de alunos que são hoje atores respeitados pelo seu talento e profissionalismo e que se destacam no Teatro, na Televisão e no Cinema.

Mais recente, a Palco 13, que acaba de celebrar 10 anos de atividade, veio alargar a oferta profissional de teatro no concelho, apostando na "criação e valorização de novos profissionais e de novas estéticas". Companhia residente no Auditório Fernando Lopes-Graça, no Parque Palmela (saber mais aqui) está na linha da frente a representar o concelho na "Mural 18" plataforma cultural integrada dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa. Neste momento, com as salas de espetáculo encerradas, tudo decorre no espaço dos "3w" onde é possível tirar partido, por exemplo, da exposição "Cinema de quem o faz", um trabalho fotográfico de Filipe Cadima Feio (ver mais aqui ).

Temos 15 grupos cénicos ou de teatro amador – o mais antigo, fundado em 1923, será o da Sociedade Musical de Cascais. Integrados no Movimento Associativo, Cultural e Recreativo do município e apoiados pela Câmara Municipal, são estes grupos de teatro que, ao longo do ano, mobilizam dezenas de munícipes talentosos, de todas as idades. Trazem regularmente a muitos palcos amadores peças de comédia, musicais, ou revista à portuguesa, com expoente no "Teatro Entre Nós", Festival de Teatro Amador que terá este ano a sua 6.ª edição (se a pandemia o permitir). Descubra mais sobre estes grupos amadores em Cascais Participa.

Temos dois teatros. O Gil Vicente, em pleno centro histórico de Cascais, com gestão dividida entre a Câmara Municipal de Cascais e a Associação Humanitária dos Bombeiros de Cascais, cujo grupo cénico tem lugar de destaque; e o Mirita Casimiro, no Monte Estoril, casa do TEC-Teatro Experimental de Cascais.

Temos um Criarte by Cascaisjovem. Espaço cultural em Carcavelos, destinado aos jovens e sede de duas associações juvenis: Criativa e Palco da Tua Arte.

Para darmos especial destaque aos nossos grupos de teatro amador lançámos o convite para que produzissem pequenos vídeos para mostrarem o respetivo talento. Acompanhe no FB Participa Cascais a partir de dia 24 de março e envie-nos a sua opinião.

Dia 27.03, o encenador Manuel Jerónimo e os atores do Grupo de Teatro Amador da Sociedade Musical União Paredense, abrem-nos a porta do ensaio em tempo de pandemia.