Início / Noticias / I Encontro de Património Cultural Imaterial em Cascais - As Conclusões

I Encontro de Património Cultural Imaterial em Cascais - As Conclusões

26 Out 2022

No passado 22 de outubro, reuniram-se no Centro Cultural de Cascais vários representantes de distintos organismos da administração local e central e da universidade para debaterem e partilharem uma panóplia de interpretações acerca do Património Cultural Imaterial de âmbito nacional, regional e local.

Neste Encontro prevaleceu a partilha de experiências e de conhecimento dos mecanismos de gestão pública acessível a todos, e evidenciou-se um debate muito entusiasta que possibilitou o reforço da divulgação e promoção do Património Cultural Imaterial e a necessária continuidade de realização destas iniciativas para discussão e criação de projetos impulsionadores.

(Re)veja o Encontro que foi transmitido em streaming AQUI

O Encontro iniciou-se pela voz da equipa da Direção-Geral do Património Cultural - DGPC - com uma abordagem aos mecanismos de gestão do inventário nacional com a apresentação de novos desafios que permitam harmonizar uma colaboração institucional e a concretização de promitentes programas de apoio à salvaguarda das manifestações. A conceção de plataformas digitais integradas no processo de gestão e divulgação do PCI, exemplarmente apresentada pela empresa Sistemas de Futuro, contribuiu para uma perceção da importância e da extrema necessidade da forma de disponibilização e acesso digital à informação.

A manhã de trabalhos terminou com uma justa homenagem a Maria Micaela Soares, uma grande defensora do património cultural cascalense que nos presenteou, durante a sua vida, com a obra "Saloios de Cascais. Etnografia e Linguagem" e que consiste numa das fontes documentais mais enriquecedoras e de referência para a Câmara Municipal de Cascais.

Já durante a tarde, evidenciou-se a partilha de vários processos de inventariação e de patrimonialização como forma de divulgação desse carácter identitário que se requer. Nesta conjuntura, a Câmara Municipal de Cascais apresentou a evolução dos mecanismos de registo patrimonial municipal, com recursos a plataformas digitais para disponibilização da informação ao público, assim como, com a exposição do novo paradigma de gestão municipal (O Manual de Procedimentos Técnicos e Metodológicos para recolha, registo e inventário do PCIC) fundamental na coordenação de tarefas e preconização na salvaguarda, valorização e divulgação do Património Cultural Imaterial Cascalense. Com este manual procura-se dinamizar a sua transmissão intergeracional e originar uma melhoria da relação da comunidade, dos cidadãos, das suas raízes, tradições e cultura.

A implementação deste novo paradigma culminou na apresentação do processo de registo e inventário da Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes de Cascais permitindo assim atingir o objetivo essencial futuro no que concerne ao fazer-se representar no Inventário Nacional de PCI da DGPC. O Museu do Fado demonstrou o caso efetivo de uma manifestação que nos representa enquanto Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO e o desenvolvimento do processo de patrimonialização subjacente na sua valorização e salvaguarda.

A Câmara Municipal de Ílhavo revelou um conjunto de manifestações locais que se enquadram na proposição da sua política de património cultural imaterial e o trabalho desenvolvido no Museu Marítimo na salvaguarda desse mesmo. A Câmara Municipal de Almada exibiu o processo de inventário e a intenção de musealizar a Arte-xávega na Costa da Caparica e Fonte da Telha, após a inclusão no Inventário Nacional PCI. A Câmara Municipal de Cascais encerrou este painel de conferencistas através do tema do estudo das práticas de produção e preservação do Vinho de Carcavelos, brindando os presentes com uma prova do mesmo.

O Encontro encerrou com um debate expansivo numa abordagem relativa à sensibilização do poder central e local alocada à importância da universidade no que concerne às perspetivas futuras nos processos de recolha e de registo do Património Cultural Imaterial, a necessidade premente da interligação institucional com os detentores e uma disposição de medidas de validação e de salvaguarda para a valorização e reprodução intergeracional das manifestações.

Saiba mais sobre este Encontro aqui