Karnath foi a segunda mulher a presidir ao Explorers Club, em 113 anos de existência desta associação de Nova Iorque, que promove a exploração científica do mar, da terra, do ar e do espaço.
A exposição "BURMA, Moments in Time / Birmânia, Momentos" mostra fotografias do país que é considerado um museu ao ar livre, rico em influências arquitetónicas religiosas e de estilos de vida de países que o rodeiam, como a Índia, a China ou a Tailândia.
As fotografias refletem as viagens da fotógrafa à Birmânia durante mais de 20 anos e em diversas ocasiões. "Muitos grupos levavam uma vida de relativo isolamento e mantiveram as suas crenças, costumes e rituais inalterados durante séculos", revela Karnath acrescentando que "tive oportunidade de assistir a um sem-número de cerimónias tradicionais de uma grande diversidade exclusivas destas comunidades e, talvez o mais importante, de escutar as suas histórias".
Professora e autora de várias obras, Lorie dedica grande parte do seu trabalho aos campos da ciência e da educação, elaborando programas em todo o mundo que promovem a criatividade e a descoberta.
Por motivos familiares, aos 10 anos de idade começa a viver na Europa, facto que despertou em Lorie o gosto pelas viagens e pela exploração, o que a levou pelo mundo à procura de respostas para questões relacionadas com o planeta.
Foi cofundadora do Explorers Museum e, de 1999 a 2013, presidente da Explorers Club, instituição norte-americana que promove a exploração científica, sendo a segunda mulher a ascender a este cargo, em 113 anos de existência desta instituição.
A exposição "BURMA, Moments inTime / Birmânia, momentos" decorre de 20 de abril a 17 de junho, no âmbito da programação do Bairro dos Museus de Cascais.