Como expor o corpo humano de uma maneira atual? Herb Ritts questionou e respondeu com a sua lente. Fotógrafo e investigador norte-americano, Ritts mostrou o poder da luz natural na imagem. Focado no corpo humano, lançou um outro olhar sobre vedetas de Hollywood. Corpos desnudados, poses provocadoras e expressões exclusivas para a sua máquina.
"As fotografias são todas originais. A Fundação Herb Ritts não permitiu tirar novas fotografias depois da morte de Herb Ritts. A escolha foi feita pelas imagens tiradas diretamente por Herb Ritts ou sobre o seu direto controle", explica a curadora da exposição Alessandra Mauro.
Considerado o braço direito do fotógrafo, o diretor-executivo da Fundação de Herb Ritts acrescenta que o trabalho de Ritts "é universal. É muito fácil as pessoas reconhecerem o seu trabalho e estarem familiarizadas com ele. Há uma compreensão fácil porque representa a natureza e os elementos que são muito importantes para Ritts: a apreciação pela luz do sol, pelo corpo, pela àgua, areia e terra. Tudo isto junto torna-o quase clássico."
"Na sua época foi um grande inovador e teve um grande impacto na fotografia de moda, nos jornais e no retrato", afirma Alessandra Mauro.
Depois de cidades como Milão, Roma ou Moscovo, a exposição "Herb Ritts – Em Plena Luz" está em Cascais, integrada na programação do Bairro dos Museus.
Cascais "está a ficar, cada vez mais, um lugar de grande importância para a cultura e para a fotografia", enaltece a curadora.
Depois de exposições como "60 anos de fotografia de Sam Shaw", uma estreia mundial em Cascais, "faltava-nos uma exposição onde estivessem atores, atrizes e outras figuras do entertainment mundial contemporâneas, nossas", refere Salvato Teles Menezes, presidente da Fundação D. Luís I, responsável pela programação do Bairro dos Museus.