A Câmara Municipal de Cascais, assume competências fundamentais na gestão, proteção e divulgação do Património Histórico e Cultural concelhio. Neste contexto, a inventariação do Património Arqueológico Subaquático é uma das principais missões a concretizar, com o objetivo de constituir um repositório de informação histórica e científica para uma melhor gestão das estratégias, das políticas e das problemáticas associadas.
Nesta conferência serão apresentados os resultados do Projeto de Carta Arqueológica Subaquática de Cascais, obtidos em 2020/2021, desenvolvidos pela Câmara Municipal de Cascais em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, a Marinha Portuguesa e a Direção Geral do Património Cultural.
Durante os trabalhos foram localizados dois novos naufrágios, o Parede 1 e o Bugio 5, procedendo-se igualmente à verificação do estado de conservação e de assoreamento de outros pontos já identificados.
Na próxima campanha prevê-se a utilização de novas tecnologias na deteção geofísica do fundo marinho e a continuação dos trabalhos arqueológicos.
Conferencistas:
- António Fialho, Câmara Municipal de Cascais
- Jorge Freire, Câmara Municipal de Cascais
- Augusto Salgado, Centro de Investigação Naval
- José Bettencourt, Universidade Nova de Lisboa
- José António Gonçalves, Direção Geral do Património Cultural
Entrada sujeita às regras impostas pela DGS