Depois de, ao longo da semana, terem sido anunciados muitos dos convidados e actividades que fazem parte da programação nas diferentes áreas - da Literatura à Música, passando pelo Teatro, Cinema, exposições, animação infantil, noites de poesia, artes de rua e eventos de gastronomia, bem como uma inovadora Festa do Livro – anuncia-se hoje todo o programa do ciclo de debates e encontros com escritores, uma das áreas principais do FIC, que inclui treze sessões. A última, de 30 de setembro, gerará certamente grande expectativa entre os amantes da cultura, da literatura e do pensamento: António Lobo Antunes, voz maior da literatura mundial, e Eduardo Lourenço, um dos mais importantes pensadores contemporâneos, protagonizam um "frente-a-frente" invulgar no calendário cultural português. A sessão, que encerrará o festival, realiza-se às 21h30, no auditório da Casa das Histórias Paula Rego.
Até lá, no entanto, muitos outros convidados de relevo chamarão a Cascais os seus leitores e admiradores: Alexandra Lucas Coelho e Gonçalo M. Tavares, com moderação de José Mário Silva (dia 16, 21h30); Clara Ferreira Alves e Rodrigo Guedes de Carvalho, com moderação de Maria Flor Pedroso (dia 17, 21h30); Hélia Correia e Nuno Júdice, com moderação de Luís Caetano (dia 23, 19h); Mário Avelar, José Tolentino Mendonça, Alfredo Teixeira (dia 29 às 21h30, em sessão inserida nas Conversas do Bairro, promovidas pela Fundação D. Luis e subordinada ao tema "As artes contemporâneas no centenário das aparições de Fátima").
Naquele que será outro dos momentos altos do festival, no domingo, dia 24 de setembro, às 19h, realiza-se, na Casa das Histórias Paula Rego, uma homenagem a Manuel Alegre, Prémio Camões 2017. A sessão consistirá de uma conversa com o poeta, conduzida por Ana Sousa Dias, seguida de um recital de poesia por Ângela Pinto e Luís Lucas.
Todas estas sessões vêm juntar-se a outras, anteriormente anunciadas, nas quais participam a escritora indiana Arundhati Roy, ontem anunciada finalista do Man Booker Prize (dia 2, 19h), Inês Pedrosa e Maylis De Kerangal (dia 3, 21h30), Henry Marsh (dia 9, 21h30), Paul Auster, também ele entre os finalistas do Man Booker Prize (dia 10, 21h30), Lídia Jorge e Rosa Montero (dia 15, 21h30), António Bagão Félix, Francisco Louçã e Sandra Navidi (dia 16, 18h30), e Selva Almada e Sophie Hannah (dia 22, 19h).
O FIC, em que a generalidade das actividades é de entrada gratuita, resulta de um esforço conjunto da LeYa, da Câmara Municipal de Cascais e da Fundação Dom Luís I.
O programa actualizado poderá ser consultado em www.fic.leya.com e também em www.facebook.com/FICfestival/