A Fundação D. Luís I e a Câmara Municipal de Cascais organizam um ciclo-seminário permanente sobre Grandes Obras da Literatura Universal. Desde 12 de setembro de 2020, mensalmente, com exceção dos meses de julho e agosto, sempre ao sábado, pelas 17h, em livestream na página de Facebook da Fundação D. Luís I e por webinar via Zoom, vários académicos são convidados a abordar a importância de grandes obras literárias que marcaram a Cultura de todos os tempos. As sessões são transmitidas em direto via stream, ficando disponíveis nas plataformas digitais da Fundação D. Luís I. Saiba mais.
Candidaturas abertas até 31 de Maio de 2022.
A Cátedra Cascais Interartes atribui uma bolsa anual, no valor de 5 mil euros, a trabalhos de investigação sobre as obras Almada Negreiros, Ana Hatherly, Bartolomeu dos Santos, Branquinho da Fonseca, David Mourão-Ferreira, Fernando Lopes-Graça, Herberto Helder, João Abel Manta, João Gaspar Simões, Maria Archer, Maria de Lourdes Martins, Mário-Henrique de Leiria, Rubben A., Michel Giacometti e Sarah Affonso. Saiba mais.
Pela qualidade, importância e originalidade dos projetos apresentados, o júri do concurso da Bolsa da Cátedra Cascais Interartes decidiu este ano propor a atribuição de duas bolsas de investigação para 2021/2022. Constituído pelos Professores Doutores Mário Avelar, que presidiu, Isabel Pires de Lima e João Pedro d'Alvarenga, aprovou, por unanimidade, atribuir uma bolsa a Bernardo Palmeirim, pelo projeto Cinco Canções Lacunares de Herberto Helder e a Joana Malta pelo projeto Fernando Lopes-Graça seareiro. Saiba mais