Início / Cátedra Cascais Interartes
Cátedra Cascais Interartes

Título | Cascais Interartes
Subtítulo | Crossroads of the Arts
Nome do editor | Fundação S. Luís I

Diretor | Mário Avelar
Coordenação | Maria de Jesus Ventura
Grafismo | Nuno Lemos

ISSN 2184-7975

- Antonio Franco Dominguez
- Haden Guest
- Howard Wolf
- István Rákóczi
- Susani França
- Viorica Patea
- Vitor K. Mendes

- Alfredo Teixeira
- Cristiana Vasconcelos Rodrigues
- Fátima Freitas Morna
- Jeffrey Scott Childs
- José Bértolo

A Revista Cascais Interartes/Crossroad of the arts inscreve-se no projecto homónimo, Cátedra Cascais Interartes, nascido sob os auspícios da Fundação D. Luís I.
Correspondendo ao espírito da Cátedra, esta Revista pretende ser um espaço de encontro e reflexão em torno das personalidades que lhe servem de impulso e a uma prática de diálogo entre diferentes formas de expressão criativa.
A estrutura da Revista deve reflectir uma pluralidade de abordagens analíticas, de meditações estéticas e de exercícios criativos, no passado e no presente.
A estrutura da Revista é a seguinte:
Secção designada Portfólio onde se reúnem ensaios em torno de um dos autores que integram o núcleo de personalidades que são objecto da Cátedra, ou de um tópico a eles associado.
A secção Poéticas I é dedicada à apresentação de textos ou outros documentos da autoria das personalidades que são objecto da Cátedra, ou a elas relacionados.
A secção Poéticas II apresenta textos inéditos de autores contemporâneos de alguma forma ligados a Cascais.
A secção Arte do Tempo apresenta meditações analíticas sobre intelectuais de referência ligados a Cascais.
A secção Quadros de uma exposição apresenta segmentos de exposições que passaram pelo Centro Cultural de Cascais.
A secção Brisas que nos levam, retoma a vertente ensaística da secção Portfólio, embora sem que exista necessariamente uma unidade temática.
A secção Auroras estéticas exibe textos que meditam sobre o espaço entre a arte e os contextos históricos.
A secção Breves olhares é dedicada a recensões críticas.
A Revista encerra com uma secção de Resumos/Abstracts dos ensaios publicados.
Os textos reproduzidos na Revista podem surgir tanto em português como em inglês.
Os textos são objecto de revisão por pares.

REVISTA CASCAIS INTERARTES - ISSN 2184-7975

Número 3 [2021]
O terceiro número da Revista Cascais Interartes mantém-se fiel ao formato marcado pela diversidade e abrangência de tópicos que caracterizou os números precedentes. O leitor poderá, deste modo, conhecer o perfil de Antonio Franco Domínguez, um grande intelectual espanhol cuja vida foi marcado pela profunda ligação a Portugal, e à Fundação D. Luís I e à Cátedra Cascais Interartes em particular. São ainda vários os ensaios que abordam os diálogos entre diferentes formas de expressão artística, assim como textos poéticos igualmente reveladores desses diálogos. De realçar ainda a atenção prestada a uma das exposições mais relevantes realizadas pela Fundação D. Luís I: pintura democrática. Por fim, chamamos a atenção para o ensaio/entrevista com um eminente arqueólogo e historiador, cuja vida está profundamente ligada a Cascais: José D'Encarnação.
Conheça-o aqui.

Número 2 [2019]
Fiéis ao projecto e à estrutura enunciada no primeiro número da Revista Cascais Interartes / Cascais Crossroad of the Arts, vinda a lume na primeira metade deste ano, é com júbilo que damos a conhecer este segundo número.
Conheça-o AQUI

Número 1 [2019]
A estrutura deste primeiro número que pretendemos ver prolongada nos que se lhe seguirão, reflecte uma pluralidade de abordagens analíticas, de meditações estéticas e de exercícios criativos, no passado e no presente.
Pretendemos que esta Revista funcione como um solo de coabitação entre o rigor ensaístico e a inovação nas suas mais diferentes formas de expressão estéticas.
Conheça o primeiro número desta revista AQUI.

Boas leituras!

Telf.:214 815 660/665
E-mail: geral@fundacaodomluis.pt

+ Sobre cascais