Início / Museu / Moinho de Armação Tipo Americano de Alcabideche
Moinho de Armação Tipo Americano de Alcabideche

O Moinho de Armação - Tipo Americano, localizado em Alcabideche, pretende dar a conhecer a importância dos moinhos como património a preservar, tendo em vista o entendimento das características do meio ambiente e os fatores naturais e culturais que os envolvem, numa perspetiva de recuperação de memórias e de educação patrimonial.
A utilização de sistemas de moagem para a transformação de produtos agrícolas como o trigo, o milho e o centeio, remonta a tempos muito antigos. No século XI, encontram-se já referências à existência de moinhos de vento em Cascais, mais precisamente em Alcabideche, nos versos do poeta árabe Ibn Muqâna.
O crescimento populacional e o progressivo sedentarismo, associados à constituição de aglomerados urbanos, obrigaram ao aumento da produção de farinhas, ingrediente essencial no fabrico do pão - tão importante nos nossos hábitos alimentares - dando origem a diferentes tipologias de moagem.
Na segunda metade do século XIX, surge o moinho tipo americano. Eficaz e de fácil instalação, difundiu-se com sucesso, chegando a Portugal nas primeiras décadas do século XX. Estas estruturas ganharam esta denominação pelo facto de ostentarem uma armação metálica na cobertura do moinho, semelhante a uma casa de habitação e por se tratar de uma criação oriunda dos Estados Unidos da América.
Em Cascais, a família Roquete, detentora de uma das principais empresas de construção de aeromotores a nível nacional, abraçou a ideia e desenvolveu-a de acordo com as necessidades e características do nosso concelho, introduzindo velas em chapa em forma de saco, aproveitando melhor a energia eólica num conceito de maximização da produção.
As estruturas de moagem no nosso concelho mantiveram-se em laboração até mais tarde do que as suas congéneres da região de Lisboa, por beneficiarem de um mercado abastecedor local e por se localizarem a grande distância das zonas industriais de transformação cerealífera, com exceção de uma fábrica existente em Carcavelos.
A ampliação e remodelação da Fábrica de Moagem de Carcavelos, em 1953, ditaram o declínio das estruturas moageiras tradicionais da zona periférica.
Atualmente, existem no concelho de Cascais dois exemplares de Moinhos de Armação, o de Alcabideche e outro em Alcorvim de Cima (Malveira da Serra), este último sem qualquer hipótese de recuperação.
O Moinho de Armação - Tipo Americano, em Alcabideche, encontrava-se integrado na Quinta de S. Martinho, pertencente à família Pires Correia. Esta estrutura, cedida ao município no âmbito do Plano de Urbanização, para musealização e preservação de uma memória patrimonial, foi alvo de uma grande campanha de obras de reabilitação que respeitou na íntegra a sua traça original, permitindo o melhor entendimento da evolução dos processos tecnológicos.
Com uma intensa atividade dirigida a grupos escolares, o Moinho abre também em dias específicos para a dinamização de oficinas de pão.

Ver Mais