Início / Noticias / 4.º Encontro Luso-Espanhol reflete sobre os Desafios do Século XXI em Cascais

4.º Encontro Luso-Espanhol reflete sobre os Desafios do Século XXI em Cascais

17 Set 2025
Nos dias 26 e 27 de setembro de 2025, Cascais acolhe, na Casa das Histórias Paula Rego, a quarta edição do Encontro Luso-Espanhol, sob o tema Desafios do Século XXI. A iniciativa reúne algumas das vozes mais influentes da ciência, cultura, política e inovação da Península Ibérica.

Nos dias 26 e 27 de setembro de 2025, Cascais acolhe, na Casa das Histórias Paula Rego, a quarta edição do Encontro Luso-Espanhol, sob o tema Desafios do Século XXI. A iniciativa é promovida pela Fundação D. Luís I e pela Fundación Duques de Soria, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, reunindo algumas das vozes mais influentes da ciência, cultura, política e inovação da Península Ibérica.

O encontro propõe-se refletir sobre os grandes desafios estratégicos do mundo contemporâneo, através de painéis dedicados a temas como Governança e Política; Globalização, Deslocalização e Território; Alterações Climáticas; Cidades Inteligentes e Cibersegurança; Inovação Tecnológica, Ciência e Inteligência Artificial; e Língua e Cultura.

A sessão inaugural acontece a 26 de setembro, às 15h00, com as intervenções de Salvato Teles de Menezes, Presidente da Fundação D. Luís I, António M. Feijó, Presidente da Comissão Organizadora do Encontro, e Carlos Zurita, Duque de Soria e Presidente Honorário da Fundación Duques de Soria.

O primeiro painel, dedicado ao tema Governança e Política, contará com a participação de Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, e do diplomata espanhol Jorge Dezcallar de Mazarredo.
Ao longo dos dois dias, os debates contarão com académicos, investigadores, políticos e especialistas de renome, entre os quais Laia Alegret Badiola, Julia Seixas, Pedro Matos Soares, Miguel Castro Neto, Frederico Lourenço, Andres M. Torrubia, Ana Monteiro e Mário Vale, entre outros.

O encerramento, a 27 de setembro, estará a cargo de Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, e de Rafael Benjumea, Conde de Peñón de la Vega, Presidente da Fundación Duques de Soria.
Cooperação e futuro

Criado em 2019, o Encontro Luso-Espanhol tem vindo a afirmar-se como uma plataforma de cooperação e partilha de conhecimento entre Portugal e Espanha. Esta edição reforça o compromisso do fórum com o pensamento crítico, o diálogo ibérico e o papel estratégico da Península no contexto europeu e global.

Todos os debates serão transmitidos em direto no canal de YouTube da Fundação D. Luís I, com serviço de tradução simultânea.

As inscrições para assistir presencialmente aos debates de 27 de setembro encontram-se disponíveis AQUI

Saiba mais AQUI

Organização: Câmara Municipal de Cascais | Fundação D. Luís I | Fundación Duques de Soria | Bairro dos Museus

+ Sobre cascais