Início / Noticias / 25 anos do Moscow Piano Quartet em Cascais

25 anos do Moscow Piano Quartet em Cascais

26 Abr 2018
O Moscow Piano Quartet (MPQ) comemora 25 anos como quarteto residente em Cascais, no proximo dia 29 de abril, às 17h00, no Centro Cultural de Cascais.

Composto por Alexei Eremine (piano), Maria Castro Balbi (violino), Alexandre Delgado (violeta) e Guenrikh Elessine (violoncelo), o MPQ é uma das mais destacadas formações de música de câmara residentes em Portugal, com atuações por toda a Europa e Japão. Ao longo dos anos tem apresentado o melhor da música de câmara, em quatro concertos distribuídos pelas estações do ano. A nova temporada arranca no dia 29 abril, às 17h00, no Centro Cultural de Cascais.

Para corresponder aos pedidos do seu público, o MPQ, que tem sido convidado regular das principais instituições de concertos e festivais do país, escolheu Johannes Brahms, uma das figuras mais importantes do romantismo musical do século XIX, como fio condutor da temporada de 2018. Entre abril e junho, apresenta a integral dos quartetos deste compositor com piano a par de quartetos com piano russos e portugueses. Em outubro e dezembro juntam-se ao MPQ os prestigiados violinistas Laurent Albrecht Breuninger e Mikhail Shmidt, que vão interpretar os quintetos com piano de Brahms, Schumann, Dvořák e Chostakovitch. Os concertos são comentados por Alexandre Delgado.

As temporadas do Moscow Piano Quartet integram a programação do Bairro dos Museus de Cascais.
O Moscow Piano Quartet foi criado em Moscovo, em 1989, pelo pianista Alexei Eremine e pelo violoncelista Guenrikh Elessine. Marcado pela aprendizagem com o mestre Valentin Berlinski - violoncelista do Quarteto Borodine - o MPQ tem vindo a divulgar todas as obras escritas para violino, violeta, violoncelo e piano, do período clássico aos nossos dias. O MPQ foi já condecorado com a «Medalha de Mérito Cultural do Concelho de Cascais», pelo seu trabalho realizado desde 1993 como Quarteto Residente.

BILHETEIRA

MAIS SOBRE MOSCOW PIANO QUARTET