Início / Noticias / Beethoven e a sua Época

Beethoven e a sua Época

29 Nov 2020
Celebrações dos 250 anos do nascimento do compositor”

O concerto vai acontecer dia 6 de dezembro, às 11h00, no Auditório do Centro Cultural de Cascais.

Em 2020 comemora-se os 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven (1770-1827), um dos compositores mais brilhantes da história da Música. Este projeto, com particular enfoque na música instrumental de câmara, comemora o grande aniversário de Beethoven numa perspetiva de contextualização e enquadramento com outros célebres músicos da sua época com quem revela mais afinidades. Nesta perspetiva, o compositor, pianista e pedagogo português João Domingos Bomtempo (1775-1842), assume um papel de relevo. Foi lançado, também, um desafio a três compositores portugueses contemporâneos para a criação de obras que exprimam a sua relação musical com Beethoven.

No programa que propomos, trazemos à colação um grupo de artistas internacionais com grande experiência e assinalável reputação, para interpretar as melhores obras para este coletivo de Beethoven (o Quarteto nº 11, composto no mesmo ano que a sua música para o Drama de Goethe, "Egmont", é uma obra de grande liberdade formal e estilística, criada no contexto da invasão das tropas Napoleónicas a Viena, que perturbou sobremaneira o compositor) e de João Domingos Bomtempo, o mais Beethoveniano dos compositores portugueses.

O programa completa-se com uma obra encomendada ao compositor César Viana que pretende estimular uma visão contemporânea da herança de Beethoven.

O quinteto "Laberinto del oído" foi encomendado pela Musicamera e está dedicado ao Quarteto Lopes-Graça e ao pianista Lev Vinocour. A sua encomenda inseriu-se nas comemorações dos 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven e essa circunstância reflecte-se nas suas características. O título é extraído dum poema de Octavio Paz, "La palabra dicha".
Música de Câmara de grande escala, mas mantendo toda a sua intimidade e coloquialidade.

Programa
BEETHOVEN, Ludwig van
(Bona, 1770 - Viena,1827)
Quarteto em fá m, op. 95, "Serioso" para Quarteto de cordas (1810) 20'
Dedicada a Nikolaus Zmeskall
Allegro con brio
Allegretto ma non troppo
Allegro assai vivace ma serioso
Larghetto espressivo; Allegretto agitato; Allegro
VIANA, César
(Southampton, 1963)
Quinteto "Laberinto del Oído" para piano, dois violinos, violeta e violoncelo (2019) 18'
Obra em estreia absoluta, dedicada a Beethoven
Introdução
Impróprio silêncio
Ó Serpa, pois tu não ouves
Final
BOMTEMPO, João Domingos
(Lisboa, 1775-1842)
Quinteto em Mi b M, op. 16 para piano, dois violinos, violeta e violoncelo (1814) 30'
Allegro moderato,
Scherzo I / Scherzo II
Larghetto
Rondo - Allegro
Musicos
LEV VINOCOUR QUARTETO LOPES-GRAÇA - PIANO
LUÍS PACHECO CUNHA - VIOLINO
ELIOT LAWSON - VIOLINO
ISABEL PIMENTEL - VIOLETA
CATHERINE STRYNCKX - VIOLONCELO

Sonbre a MUSICAMERA PRODUÇÕES |  É a concretização de um projeto empresarial de agenciamento, produção e representação na área da Música, com a sua primeira apresentação em Março de 2009 por iniciativa conjunta de três músicos sobejamente conhecidos na cena musical portuguesa: o violinista Luís Pacheco Cunha, o contrabaixista Adriano Aguiar e o contrabaixista e compositor Alejandro Erlich Oliva. Desde então, MUSICAMERA PRODUÇÕES tem sido pioneira na afirmação de um sustentável conceito de gestão da música pelos músicos, com toda a mais-valia de dedicação e competência intrínseca que tal propósito garante.

+ Sobre cascais