Início / Noticias / Ciclo percorre um século de História(s) do Cinema

Ciclo percorre um século de História(s) do Cinema

17 Nov 2021
O Ciclo de Cinema decorre no Auditório Centro Cultural de Cascais de 21 de novembro a 8 de maio de 2022

A Fundação D. Luís I, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, organiza o ciclo "História(s) do Cinema". Com uma programação mensal assente em filmes emblemáticos dos séculos XX e XXI, o Auditório do Centro Cultural de Cascais abre portas a matinés de domingo de sessões duplas, antecedidas de comentários de convidados da área do cinema. Coordenação/Curadoria de Vasco T. Menezes.

Durante seis meses, de 21 de novembro a 8 de maio de 2022, revisita-se "O Expressionismo Alemão", "O Esplendor dos Géneros", as "Novas Vagas Europeias", as "Outras Indústrias", "A Nova Hollywood", os "Independentes Americanos" e "O Caso Português", num ciclo que arranca com "O Gabinete do Dr. Caligari","de Robert Wiene (1920) e termina com "Cabaret Maxime", de Bruno de Almeida (2018).
"A História do cinema faz-se de múltiplas pequenas (grandes) histórias, que reenviam e remetem umas para as outras quais Mil e uma Noites, num fluxo constante onde passado e presente se fundem e imbricam". [Vasco T. Menezes]

M / Matou, de Fritz Lang (1931), Os Três Amigos, de John Milius (1978); A Ultrapassagem, de Dino Risi (1962), O Beijo Fatal, de Robert Aldrich (1955) e Para Além do Paraíso, de Jim Jarmusch (1984) são alguns dos filmes que integram a programação deste ciclo.

"Abarcar de forma exaustiva mais de 125 anos de existência da sétima arte seria portanto uma tarefa hercúlea e bem mais prolongada que não corresponde ao propósito deste ciclo. O que aqui se propõe (...) é uma panorâmica (forçosamente breve e assumidamente "ocidentalizada") sobre alguns episódios marcantes de uma História já centenária".

Não faltam por isso motivos para embarcar nesta viagem a um "país das maravilhas". Que estão longe de se esgotar aqui: muitas outras ficam por conhecer e diversas histórias por contar. Talvez nos próximos capítulos...

O ciclo História(s) do Cinema decorre em pleno Bairro dos Museus de Cascais.

Saiba mais aqui

Centro Cultural de Cascais