Início / Noticias / Conversas no Bairro em Cascais | Artes, política, medicina e música

Conversas no Bairro em Cascais | Artes, política, medicina e música

conversanobairro
16 Mar 2018
De 17 de março a 15 de dezembro, as Conversas no Bairro estão de regresso a Cascais, pelo terceiro ano consecutivo, e abrem portas à reflexão e ao pensamento com um ciclo de oito encontros.

Artes, Política, História, Medicina e Música são algumas das áreas que levam à Casa Sommer, ao Espaço Memória dos Exílios e ao Museu da Música Portuguesa diversos convidados, dos quais destacamos: José Ferreira Fernandes, Hélder Costa, Rúben de Carvalho, Silvério Rocha Cunha, Manuel Loff, Manuel Augusto Araújo, Luís Farinha, José Viale Moutinho ou José Germano de Sousa, entre outros. A entrada é gratuita.

Num ano recheado de efemérides As Conversas no Bairro não podem deixar de evocar um conjunto de temáticas alusivas às datas mais marcantes como são os casos dos 50 anos de Maio de 68, A Medicina durante a Expansão Portuguesa, 200 anos de Pensamento Marxiano, Os Contos Populares, 50 anos da Invasão de Praga, Centenário da I Grande Guerra ou A Música no Cinema.

As Imagens e o Tempo: a Arte nos Percursos Humanos é o título da primeira Conversa no Bairro, no próximo dia 17 de março, na Casa Sommer, às 18h00, com Isabel Costa Lopes.

Licenciada em História de Arte, com pós-graduação sobre relações entre a arte e política do Estado Novo, tendo participado no levantamento e inventariação de património artístico, Isabel Costa Lopes destaca "uma forma não convencional de olhar a arte, num exercício em que se coloca lado a lado arte contemporânea e a arte pré-histórica. Uma proposta de reflexão sobre o significado e a função da arte, a partir das tensões expostas entre dois períodos artísticos tão distantes no tempo".

As Conversas no Bairro são organizadas pela Câmara Municipal de Cascais e pela Fundação D. Luís I e integram a programação do Bairro dos Museus de Cascais.

PROGRAMA

+ Sobre cascais