Início / Noticias / Dia Internacional dos Museus

Dia Internacional dos Museus

18 Maio 2020
Hoje, 18 de maio, é Dia Internacional dos Museus. Celebre os museus de Cascais. Visite um museu perto de si. Os equipamentos culturais no concelho abrem já amanhã, 19.

Consulte o programa de eventos online que o Bairro dos Museus preparou para assinalar o Dia Internacional dos Museus.

300 000 pessoas visitaram os museus de Cascais em 2019. O Farol de Santa Marta foi o preferido de mais de 145 mil visitantes. Mas, 2020 é um ano atípico e os equipamentos culturais enfrentam novos desafios. Amanhã, 19 de maio os museus reabrem com fortes medidas de segurança. Pelo que estes equipamentos têm que inventar novas formas de se relacionarem com o público.

Hoje, celebramos o Dia Internacional dos Museus também com um evento online. Falamos da abertura virtual da exposição "Tesouros da América" que apresenta obras de 29 artistas chilenos. Esta exposição, celebra os 500 anos da descoberta do Estreito de Magalhães, no sul do Chile, pelo navegador português Fernão Magalhães que lhe deu o nome.

Programada para o Centro Cultural de Cascais, e na impossiblidade de ser inaugurada fisicamente, a Fundação D. Luís I, disponibilizou no seu site www.fundacaodomluis.pt uma visita virtual aos "Tesouros da América" que pode ver aqui

Os  museus convidam-nos a uma viagem no tempo. São um repertório de espólios únicos com uma identidade própria. Embarcar nessa viagem é também descobrir-nos e descobrir a nossa identidade. Pelo que os museus não são só um cofre de memórias, nem um repositório do passado. Os museus estabelecem um profícuo diálogo entre passado e presente, enquanto nos apontam caminhos de futuro.

O museu é vida. Para demonstra-lo estão os mais de 400 eventos que os 12 equipamentos museológicos de Cascais preparam em 2019. Frequentados por diferentes públicos, entre os quais escolas, famílias, crianças e jovens, estes eventos fazem dos museus uma enorme escola informal.

Nos próximos tempos a nossa relação com os museus vai ter que mudar, devido às regras de combate à pandemia. Em Cascais, mesmo em período de confinamento, reforçaram-se as experiências online com visitas online 3D e visitas guiadas às exposições que até aqui têm estado encerradas ao público.

Faça uma visita virtual 3D à exposição "Pintura Democrática" no Centro Cultural de Cascais. Aceda aqui.

Ou, se preferir, tenha uma experiência 3D da mais recente exposição "Paula Rego: Desenhar, Encenar, Pintar" patente na Casa das Histórias, onde pode aceder aqui