Início / Noticias / Dia Internacional dos Museus | 18 de maio

Dia Internacional dos Museus | 18 de maio

10 Maio 2023
Museus, sustentabilidade e bem-estar é o tema definido este ano para assinalar o Dia Internacional dos Museus

Cascais associa-se à celebração do Dia Internacional dos Museus que se celebra no dia 18 de maio. O International Council of Museums (ICOM) escolheu para tema desta edição "Museus, Sustentabilidade e Bem-estar".

Os museus têm o poder de transformar o mundo à nossa volta. Como lugares de descoberta, mostram-nos o passado e abrem as nossas mentes para novas ideias, dois passos essenciais para construir um futuro melhor. Os museus são fundamentais para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das nossas comunidades e existem muitas maneiras pelas quais podem contribuir para uma sociedade melhor e mais equilibrada: desde apoiar a ação climática e promover a inclusão, até combater o isolamento social e melhorar a saúde mental.

Os Museus são ativos importantes para o bem-estar e desenvolvimento sustentável, constituindo-se como parceiros estratégicos para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, através das suas múltiplas atividades:

Objetivo 3: Saúde e bem-estar globais: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, nomeadamente no que diz respeito à saúde mental e ao isolamento social;

Objetivo 13: Ação Climática: tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos, adotando práticas de baixo carbono no Norte Global e estratégias de mitigação no Sul Global.

Objetivo 15: Vida na Terra: proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, ampliando as vozes dos líderes indígenas e conscientizando sobre a perda da biodiversidade.

Cascais acompanha esta preocupação em valorizar os espaços museológicos que existem em todo o concelho e preparou um conjunto de atividades para demonstrar que os museus são espaços vivos e dinâmicos que falam do passado, possibilitam uma melhor compreensão do presente e projetam o futuro.

PROGRAMAÇÃO:
(em atualização)

18 e 20 de maio | 18 de maio - 14h00 às 17h00 | 20 de maio - 10h00 às 13h00
Visitas livres ao Marégrafo de Cascais | Marégrafo de Cascais. Mais informação aqui

18 de maio | 21h00

Concerto Dia Internacional dos Museus, pela OCCO | Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades Faria. Mais informação aqui.

18 de maio | 10h30 e 14h | 90min.
Dia de Aulas ao Ar Livre - As temáticas da comemoração do Dia Internacional dos Museus, a sustentabilidade e o bem-estar, são exploradas no Dia de Aulas ao Ar Livre. O percurso lúdico acontece entre a arquitetura e o jardim da Casa das Histórias Paula Rego, um jardim e uma Casa com histórias e memórias. Inscrições: até 16 de maio aqui

18 de maio| 10h00 às 18h00
Conservação e restauro das esculturas da Capela de S. Patrício| Museu da Música Portuguesa Casa Verdades de Faria. Mais informação aqui

18 de maio | 18h30 às 20h30
Documentário "Ainda não acabei", de Catarina Neves | Auditório do Centro Cultural de Cascais. Mais informação aqui

18 de maio | 17h00
Inauguração da exposição "Atlantis", cerâmica de Ju Reino da Costa | Museu do Mar Rei D. Carlos
Horário habitual das 10h00 -18h00 até 17 de setembro 2023

20 de maio | 18h00
Apresentação, no Museu Condes de Castro Guimarães, da exposição virtual "As Casas de Jorge O'Neill (1849 – 1925) – Os deslumbramentos da arquitetura". Mais informação aqui.

20 maio | 14h30

Visita ao Centro de Interpretação do Espaço Rural de Cascais - Casal Saloio de Outeiro de Polima. Mais informação aqui

20 de maio | 20h30 às 22h30
O que esconde o museu? | Museu da Vila - Mais informação aqui

20 de maio | 11h - 13h e 15h - 17h
"Desenhar Vidas do Mar - Truques e Técnicas", workshop por Nuno Farinha, biólogo e ilustrador científico | Museu do Mar Rei D. Carlos

20 de maio | 21h00 às 22h30
"Cantar o Mar", por Canto Ondo | Museu do Mar Rei D. Carlos - Mais informação aqui

20 de maio | 21h00 às 22h00
Concerto com o Quarteto Solaris - Jazz e outros sons | Museu da Música Portuguesa Casa Verdades de Faria. Mais informação aqui

20 de maio|16h00
Concerto da Banda Filarmónica da SMUP - Sociedade Musical União Paredense | No jardim do Museu da Música Portuguesa. Mais informação aqui

18 de maio|10h às 10h30 e 14h às 14h30
Restauro ao vivo – Canhão retirado do fundo do mar | no Museu do Mar Rei D. Carlos , no âmbito do Dia Internacional dos Museus. Mais informação aqui

20 de maio | 10h00 às 18h00
Gincana do Museu do Mar Rei D. Carlos | no Museu do Mar Rei D. Carlos , no âmbito do Dia Internacional dos Museus

20 de maio | 17h30 às 18h15
"Recuperando a história - os espécimes em meio líquido" do Museu do Mar Rei D. Carlos | no Museu do Mar Rei D. Carlos , no âmbito do Dia Internacional dos Museus

20 de maio | 21h00 - 23h00
"Um serão com a família O'Neill na Torre de São Sebastião, em 1900", recriação histórica no Museu Condes de Castro Guimarães | Museu Condes de Castro Guimarães. Mais informação aqui

Museu da Presidência da República (MPR) | Palácio da Cidadela de Cascais
Para celebrar o Dia Internacional dos Museus, o Museu da Presidência da República (MPR) preparou diversas atividades de divulgação e promoção dos benefícios da adoção de uma vida saudável e sustentável.
Entre os dias 20 e 21 de maio, o Palácio da Cidadela de Cascais vai ser palco de visitas guiadas, workshops e palestras, dedicadas à sustentabilidade e bem-estar. Em paralelo, decorrem, na Praça de Armas da Cidadela de Cascais, mostras de produtos orgânicos, ecológicos e naturais, passeios de bicicleta e outras atividades, de acesso livre.
A participação nas visitas guiadas, workshops e palestras EcoBio é gratuita, mediante inscrição antecipada obrigatória (museu@presidencia.pt).

Consulte toda a programação do Dia Internacional dos Museus