Início / Noticias / Dia Internacional dos Museus - 18 de maio| Noite Europeia dos Museus - 15 de maio

12 Maio 2021
"O futuro dos museus: recuperar e reimaginar" é o desafio deste ano

A 18 de maio, Cascais assinala o Dia Internacional dos Museus. Este ano, o mote do ICOMO é "O futuro dos museus: recuperar e reimaginar" e visa justamente partilhar os desafios de recuperação e reinvenção destes espaços face à crise provocada pela pandemia de Covid-19.

Antes, porém, a propósito da Noite Europeia dos Museus, que se assinala no sábado, 15 de maio, vai ser possível conhecer estes espaços fora do horário habitual, uma vez que estarão de portas abertas até às 22h00, sendo a entrada gratuita. Já o Centro Cultural de Cascais vai estar de portas abertas até às 22h00 não só este sábado, 15 de maio, mas também na próxima terça-feira, 18 de maio.

E qual foi, afinal, o impacto da pandemia nos museus do concelho?

Saiba que, apesar de terem as portas encerradas, os museus de Cascais nunca pararam. A conservação é exigente e, se pudemos hoje celebrar o Dia Internacional dos Museus consigo, é porque não nos focámos na crise provocada pela quebra de visitas, mas, na oportunidade de catalisar inovações cruciais já em curso, nomeadamente na digitalização, criação de novas formas de experiências culturais e comunicação.

Usando essa contrariedade como um desafio, a Câmara Municipal de Cascais, em parceria com a Fundação D. Luís I, responsável pelo Bairro dos Museus, apostou ainda mais fortemente na realidade virtual e aumentada para que as visitas à distância se tornassem o mais reais possível.

O trabalho estava em marcha e acelerando o passo foi (e continua a ser), possível levar os museus e as exposições a casa de cada um, através de visitas virtuais 3D. Dos 15 equipamentos museológicos que existem no concelho, quatro deles já podem ser visitados de forma gratuita e em modo virtual 3D. Basta, para o efeito, ter uma ligação à Internet.
Pode ver as visitas virtuais disponíveis aqui.

Foram também criadas visitas virtuais às exposições mais icónicas que aconteceram nos nossos museus que pode ver aqui.

Os números que a Covid-19 nos levou

É um facto que recebemos menos visitantes, por exemplo, o Museu do Mar Rei D. Carlos recebeu em 2020 menos de um terço dos visitantes registados em 2019 (35.076 versus 10.016), no Museu Condes de Castro Guimarães a visitas caíram para menos de metade (de 31.564 para 14.235), e a Casa de Santa Maria acolheu cerca de um quarto dos visitantes (22.338 em 2019 e 6.421 em 2020).
Mas em Cascais levamos a Cultura muito a sério e apostamos forte na relação dos museus, como espaços vivos e atuantes, com a comunidade.

Acreditamos, por isso, no potencial criativo da cultura enquanto motor de recuperação e de inovação na era pós-Covid.

Por isso, trabalhámos com afinco para preparar a reabertura dos nossos espaços museológicos para que todos possam disfrutar destes espaços em segurança, fazendo cumprir as regras impostas pelas autoridades de saúde. Assegurámos, assim, que todos os equipamentos culturais do concelho adquirissem o certificado de segurança - o selo "Clean&Safe", atribuído pelo Turismo de Portugal em articulação com o Ministério da Cultura. O distanciamento social e higienização necessária para evitar riscos de contágio e garantir os procedimentos seguros para o seu funcionamento estão desde já garantidos melhor receber quem nos visita.

Se gosta de História, de Arte Contemporânea, de Música, de Memória Coletiva, de Arqueologia, de Arquitetura, de Património material e imaterial com que se tece a memória coletiva, celebre connosco os museus. Visite o museu mais perto de si no dia 18 de maio e em todos os restantes dias do ano. Deixe-se surpreender!

Sobre o Dia Internacional dos Museus | a data é celebrada anualmente a 18 de maio desde 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO). A criação de um dia dedicado aos museus em todo o mundo tem como objetivo reforçar a imagem do museu como espaço de exposição de património da humanidade, mas também de sítio que guarda e estuda esse património.