Início / Noticias / Exposição Silêncio e Forma da artista Inês Galvão para ver no Centro Cultural de Cascais

Exposição Silêncio e Forma da artista Inês Galvão para ver no Centro Cultural de Cascais

14 Jul 2025
Inauguração 18 de julho às 18h00

O Centro Cultural de Cascais apresenta a exposição Silêncio e Forma, da artista portuguesa Inês Galvão, com inauguração marcada para o próximo dia 18 de julho de 2025, às 18h00. Esta mostra individual reúne um conjunto de obras onde formas orgânicas e figuras híbridas emergem do espaço entre o real e o imaginado. Silêncio e Forma, uma iniciativa da Fundação D. Luís I em colaboração com a Câmara Municipal de Cascais, integra a programação do Bairro dos Museus e poderá ser visitada até 19 de outubro de 2025.

As 27 obras apresentadas, realizadas em acrílico sobre papel, tela e colagem, traduzem visualmente um território de suspensão onde "o tempo abranda e as criaturas se mostram devagar". Por meio de figuras e formas oníricas que escapam a classificações rígidas, ora evocando o corpo humano, ora sugerindo plantas ou animais, Inês Galvão convida o público a entrar num espaço de pausa e introspeção.

Num processo criativo que privilegia a escuta, o gesto e o instinto, a artista propõe uma experiência sensorial e contemplativa. Na prática artística de Inês Galvão, as obras surgem sem planeamento ou título, como se desenhadas pelo próprio silêncio. "Há momentos em que tudo se cala. É aí, no intervalo entre o ruído e o meu mundo, que surgem estas formas", escreve a autora. São formas silenciosas, reveladas com lentidão, que convidam o olhar do público a acompanhá-las com a mesma disponibilidade.

Sobre a artista

Nascida em Lisboa, em 1964, Ana Galvão é licenciada em Design pelo IADE e desenvolve, desde finais dos anos 1980, uma carreira ligada ao ensino artístico e ao design gráfico. Paralelamente, tem-se dedicado à prática artística nas áreas do desenho, pintura, fotografia e história da arte, com formação na Sociedade Nacional de Belas Artes, Nextart e Oficina do Desenho (Cascais), entre outras. A exposição Silêncio e Forma marca a estreia da artista em mostra individual no Centro Cultural de Cascais.

Também patente no Centro Cultural de Cascais

Simultaneamente, o público poderá visitar a exposição SUBURBIA 0.2, da artista Marta Amaral, uma reflexão visual sobre a estética, o espaço e a identidade nas periferias contemporâneas, patente até 15 de setembro de 2025; Areal³ – Nada com sem propósito, dos artistas de António Areal, Martim Brion e Sofia Areal, prolongada até 31 de agosto de 2025, e Eduardo Arroyo – Uma Biografia Pintada, exposição dedicada a um dos mais destacados nomes da arte espanhola do século XX, patente até 7 de setembro de 2025.

Centro Cultural de Cascais
Avenida Rei Humberto II de Itália, Nº16, 2750-800 Cascais, Portugal

Saiba mais AQUI 

Abertura ao público: Terça-feira a domingo, das 10h às 18h (última entrada: 17h40)
Admissão: 5 euros (permite acesso a todas as exposições patentes no Centro Cultural de Cascais); 15 euros (permite acesso a todos os equipamentos do Bairro dos Museus durante 24 horas), ou 25 euros (permite acesso a todos os equipamentos do Bairro dos Museus durante 72 horas)
Descontos: Bilhética | Bairro dos Museus 
Nota: Para preços reduzidos e gratuidade, é necessária a apresentação do respetivo comprovativo.

+ Sobre cascais