Início / Noticias / Exposição "Viva a República" na Casa Sommer

Exposição "Viva a República" na Casa Sommer

06 Out 2020
Mostra está patente de 5 de outubro a 28 de março na Casa Sommer

No mesmo dia em que se celebram 110 anos da Implantação da República em Portugal, Cascais inaugurou a exposição "Viva a República | Cascais 1910-1926" na Casa Sommer.

Nesta exposição apresentam-se novos documentos para a história da I República em Cascais, período em que o concelho, apesar de se ressentir da Grande Guerra, da gripe pneumónica e da instabilidade política, apostou fortemente no Ensino e no Turismo, impondo o Estoril como estação climatérica, termal e sportiva de nível internacional.

"Temos aqui documentação que se preserva no Arquivo Histórico Municipal de Cascais, alguma do fundo da Câmara, mas muita também do fundo das associações e das entidades que fazem a história da I República em Cascais", explica João Miguel Henriques, Chefe de Divisão dos Arquivos, Bibliotecas e Património Histórico, acrescentando que a Sociedade Musical União Paredense e a Sociedade Recreativa Musical de Carcavelos tiveram um papel crucial neste momento da história. Ambas cederam, agora, o seu espólio a esta exposição.

A mostra é livre e gratuita. Está, no entanto, circunscrita às 12 entradas que podem ser garantidas em simultâneo na Casa Sommer.

Selo Clean & Safe - Património Cultural certifica todos os equipamentos culturais do concelho

De salientar, que para segurança de todos, os equipamentos da Divisão de Arquivos, Bibliotecas e Património Histórico de Cascais já têm o certificado de que cumprem todos os requisitos de segurança determinados pelas autoridades de saúde.

Depois dos museus do concelho, o Selo Clean & Safe - Património Cultural foi atribuido também ao Arquivo Histórico Municipal de Cascais - Casa Sommer, ao Arquivo Técnico de Urbanismo, à Biblioteca Infantil e Juvenil, à Biblioteca Municipal de Cascais - Casa da Horta da Quinta de Santa Clara, à Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana e à Livraria Municipal de Cascais.

Com esta distinção, os referidos equipamentos culturais do Município de Cascais assumem o compromisso de cumprir os requisitos de segurança e higiene definidos pela Autoridade Nacional de Turismo, segundo as orientações da Direção-Geral de Saúde, no âmbito do combate à pandemia da COVID-19.

A importância desta distinção, vem na sequência das medidas já implementámos com o objetivo de encontrar o maior equilibro possível entre garantir o menor risco de contágio e propagação da COVID-19 e a prestação do maior número possível de serviços às pessoas, em condições de segurança.