Início / Noticias / Instalação Artística Bordalo II em exposição permanente no Museu do Mar

Instalação Artística Bordalo II em exposição permanente no Museu do Mar

09 Abr 2018
A instalação artística de Bordalo II inspirada na nova série do National Geographic, ‘One Strange Rock’, estará a partir de 9 de abril nos jardins do Museu do Mar em Cascais.

Numa parceria entre a Câmara Municipal de Cascais e a National Georgaphic, o artista Bordalo II desafia a sua própria visão sobre o planeta na criação de uma instalação construída com plásticos e lixo encontrado pelos pescadores do concelho de Cascais e noutros locais.

O nosso planeta é raro demais para não cuidarmos dele, para deixar que se torne lixo: é este o ponto de partida de Bordalo II para a criação de uma obra inspirada em 'One Strange Rock'. Com cerca de 4 m de largura, 8 m de comprimento e 2,5 m de altura e utilizando cerca de 300 kg de desperdícios recolhidos em 3 dias, a obra vai estar exposta com o objetivo de alertar para a importância de proteger os nossos oceanos e este que é o único planeta conhecido com vida.

Para Carlos Carreiras, Presidente da Câmara de Cascais, a obra de Bordalo II é uma forma criativa e provocadora de desenvolver a consciencialização ambiental dos cidadãos. "Cascais está fortemente comprometida com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e todas as formas, incluindo as manifestações artísticas, são importantes como apelo à ação ambiental dos cidadãos na defesa do nosso planeta."

Para Luis Fernambuco General Manager da National Geographic Partners Portugal: "...."
Para Bordalo II, "esta peça, reforça e enfatiza esta dedicatória única que o National Geographic fez ao nosso Planeta com 'One Strange Rock'. Observamo-la como uma rocha estranha, tão estranha que parece não fazer parte desta 'rocha' onde nós vivemos. Assume-se como um pedaço (de lixo) que estava a mais no oceano e por isso a Natureza 'cospe-a' para a areia." Sobre o objetivo da obra exposta na praia de Carcavelos, "pretendo sensibilizar para o cuidado e atenção ao nosso planeta, que não tem estado em boas mãos nas últimas décadas, porque mudar este cenário depende de cada um de nós. Para que um dia não seja preciso ter de ver o "One Strange Rock" para relembrar tudo aquilo que já destruímos", explica.

A nova série documental 'One Strange Rock' debruça-se sobre a história do planeta Terra, contada pelas únicas pessoas que já estiveram fora dele: os astronautas.

'One Strange Rock' levou mais de dois anos a ser produzido em 195 localizações e foram recolhidas imagens suficientes para uma maratona de filmes com a duração de 22 anos. Os produtores tiveram acesso a zonas onde foram proibidas câmaras durante anos, no templo Wat Phra Dhammakaya na Tailândia, filmaram em alta velocidade na Estação Espacial Internacional a mais de 28 mil km/h, exploraram uma localização secreta no Novo México a 489 km debaixo do solo, captaram imagens de cianobactérias até às gigantes baleias azuis, e percorreram locais extremos desde os mais gelados, como Kangiqsujuaq no Canadá, aos mais quentes, como a Depressão de Danakil na Etiópia, para nos trazer uma série documental única sobre a vida no nosso planeta.

Composta por 10 episódios, 'One Strange Rock' revela que não existe lugar como a nossa casa numa emocionante jornada que explora a fragilidade e maravilhas do planeta Terra, um dos mais peculiares e singulares lugares do universo. Esta é a história extraordinária da existência da vida em vários pontos do planeta, diferentes latitudes, climas e habitats.

Sobre Bordalo II |
Artur Silva (Lisboa, 1987) é hoje reconhecido por BORDALO II, nome artístico que escolheu como homenagem ao avô, promovendo uma continuidade e reinvenção do seu legado artístico. A sua juventude desenrolou-se, precisamente, entre as horas passadas na companhia do avô, o pintor Real Bordalo e a sua incessante paixão pelas aguarelas, e as aventuras em torno do graffiti ilegal no submundo da cidade de Lisboa.

Afirma que os três anos que frequentou na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, lhe permitiram a descoberta da escultura e a experimentação de uma variedade de materiais que o distanciaram da pintura, que o levou até lá.

O espaço público viria a ser o palco eleito para as suas explorações de cor e escala e a plataforma onde, gradualmente, foi transformando os seus hábitos e canalizando as suas vivências na construção e desenvolvimento do seu trabalho artístico, que se foca atualmente no questionamento da sociedade materialista e gananciosa de que faz (também) parte.

A produção excessiva de 'coisas' ou o consumo exagerado, que resulta na contínua produção de 'lixo' e consequentemente, na destruição do nosso Planeta, são os temas centrais da sua produção artística. Esse 'lixo' assume-se como a inusitada e singular matéria-prima que usa na construção das peças de pequena ou grande escala que tem espalhado um pouco por todo o mundo e que acima de tudo, pretender ser, veículo de um manifesto universal.

Sobre o canal National Geographic:

O National Geographic (NG) convida os telespectadores irem "mais além" através de uma programação inteligente, inovadora e inspiradora que desafia as perceções de cada um, a forma como vemos o mundo e o que nos impele para o progresso. O NG é um canal dinâmico que analisa e documenta temas relevantes e atuais muito diversos: versa sobre o ser humano, a vida animal, invenções e ciências do futuro, tecnologia e legados históricos, sociais, geográficos e antropológicos que contribuíram e contribuem para a construção da sociedade atual. Em Portugal, o canal é distribuído pela FOX Networks Group, empresa multimédia subsidiária da 21st Century Fox, e está disponível nos operadores MEO, NOS, NOWO e Vodafone.