Início / Noticias / Memórias da Praia da Corte: D. Luís e D. Maria em Cascais

Memórias da Praia da Corte: D. Luís e D. Maria em Cascais

26 Out 2023
Galeria de Exposições na Galeria de Exposições do Palácio da Cidadela de Cascais de 27 de outubro de 2023 a 25 de fevereiro de 2024

A Galeria de Exposições do Palácio da Cidadela de Cascais mostra a relação da Família Real com Cascais e o decisivo contributo de D. Luís e D. Maria Pia para a importância da vila enquanto capital do lazer em Portugal. Nesta exposição reconstituem-se os momentos mais simbólicos da passagem real pelo concelho, exibindo bens museológicos, arquivísticos e biblioteconómicos, numa organização da Fundação D. Luís e da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus. A curadoria é de João Miguel Henriques.

Uma das máquinas fotográficas da Rainha D. Maria; réplicas de trajes de banho, produzidas especialmente para esta exposição; a Taça Vasco da Gama (1898), troféu da primeira regata internacional disputada em Portugal; a edição original da obra de Júlio Verne 20 mil Léguas Submarinas (1866), inspiração para D. Luís; ou primeira edição em português de Hamlet, de Shakespeare, tradução feita por D. Luís em 1887, que viria a tornar muito conhecido o dramaturgo inglês em Portugal, são algumas das peças expostas nesta mostra que celebra a estada da família real em Cascais, sobretudo em momentos de lazer.

Em 1862, quando o rei D. Luís se casou com D. Maria Pia de Saboia, já Cascais se desenvolvia em função da moda dos banhos de mar, que trazia às suas praias os mais elegantes lisboetas. A definitiva nobilitação da vila remonta, porém, a 1867, ano em que recebeu pela primeira vez a visita da rainha, a que se seguiria a transformação da residência do governador da Cidadela no despretensioso Paço Real que a partir de 1870 passou a acolher sazonalmente a Corte.

Os reis frequentavam a Praia da Ribeira, pela manhã, enquanto os príncipes se banhavam na Boca do Asno, atual Praia da Rainha, mais protegida. O dia era depois ocupado com passeios em família até locais mais distantes – o Estoril, o Pinhal da Guia ou o Guincho, onde por vezes se organizavam piqueniques – e atividades como a pesca, a vela, o remo, a caça, o tiro aos pombos ou a equitação, que a imprensa publicitou profusamente, a fim de satisfazer um público ávido de notícias acerca da família real.

O monarca viria a falecer em Cascais, a 19 de outubro de 1889. Todavia, o interesse pela vila não esmoreceria, razão pela qual D. Carlos aqui sedeou as suas campanhas oceanográficas e D. Maria Pia montou no Monte Estoril um pequeno paço, em que se instalou de 1893 até à implantação da República, em 1910.

A organização da exposição contou com a colaboração do Arquivo Histórico Municipal de Cascais, da Associação Naval de Lisboa, do Clube Naval de Lisboa, da Fundação D. Luís I, do Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães, do Museu do Mar Rei D. Carlos I, do Museu Nacional do Traje, do Palácio Nacional da Ajuda e de colecionadores privados, através de cedência de peças.

Saiba mais sobre a exposição aqui

Palácio da Cidadela de Cascais
Galeria de Exposições
Av. Dom Carlos I