Início / Noticias / A Mística Sedução da Orla Marítima | Exposição "CasCá-e-lá" de Alexandre Jorge

A Mística Sedução da Orla Marítima | Exposição "CasCá-e-lá" de Alexandre Jorge

22 Dez 2021
Uma exposição no Forte Oitavos para ver até 20 de janeiro de 2022

A mostra de Alexandre Jorge transporta-nos para as paisagens do horizonte e do mar de Cascais.
Segundo o autor, a exposição "CasCá-e-lá..." representa essencialmente as paisagens locais que se poderiam chamar "paisagens de cá", o horizonte, o mar, a mobilidade dos seus elementos, uma inspiração também para as "paisagens de lá".

– Quando saíres daqui qual é a primeira coisa que vais fazer?
– Amigo, eu quero ir ver o mar! – respondeu prontamente o recluso.

E não admira – que nós próprios, os que temos o privilégio de viver diariamente perto dele, esboçamos largo sorriso no momento em que, regressados da viagem de alguns dias, o voltamos a contemplar.

Não foi acaso ser de Cascais ao Guincho a primeira pista ciclável aqui lançada e a sempre enigmática Boca do Inferno pode compendiar em si toda essa mística sedução da orla, que fascinou Fernando Pessoa e Aleister Crowley.Há um génio ali, encantador. Já aos Romanos encantara, nesta íntima fusão do mar, das dunas e da serra. Sim, a orla vive da serra e a serra vive da orla, ao sentirmos, como Camões, que «ali a terra se acaba e o mar começa». Do outro lado, frente à Praia das Maçãs, se ergueu, afinal, em tempo desses romanos, templo ao Sol e à Lua, fascinados decerto pela suave dolência dos poentes.

Alexandre Jorge, aqui nado e criado, alma de artista, não poderia, pois, deixar de passar para os seus desenhos e aguarelas tal beleza singular. Fá-lo na suavidade azul das suas aguarelas a cativar instantâneos; mostra-o na eloquente sobriedade dos seus desenhos.

Apetece contemplar ao vivo o mar irrequieto, a placidez da serra e a irrequietude da rala vegetação dunar; mas Alexandre Jorge acaba por nos prender também e, com ele, ali ficamos, quedos, como que acariciados pela brisa, quando não fustigados pelo vento forte, também ele portador de mensagem singular.

Instantes captados, eternizados instantes a saborear o pormenor das dunas, a Peninha lá no cimo, o rochedo agreste aqui, o Cabo da Roca ao fundo, este pinheiro quase nu, aquele solitário veleiro na linha do horizonte... É a paisagem a assumir função dominante, a impor-se ao nosso olhar, a reter-nos – porque, no frenesim quotidiano, assim carecemos de parar, a observar pormenores que o Artista viu e a nós passaram despercebidos.

Uma viagem cá, bem localizada sim; mas eficiente trampolim para uma outra viagem, lá, no inconsciente, ao necessário encontro connosco mesmos. (Texto de José d'Encarnação)

Sobre Alexandre Troncana Jorge | Nasceu em 1975 em Cascais. Tem tido um percurso autodidata e amador na área das artes visuais, em desenho e aguarela. Frequenta desde 2013 a Contraprova e dedica-se também desde essa altura à gravura.

Exposição patente até 20 de Janeiro de 2022.
Estrada do Guincho, 2750-642 Cascais | tel. 21 481 5949 | forte.oitavos@cm-cascais.pt