Início / Noticias / Mostra inédita de paramentos litúrgicos em Cascais | Casa Duarte Pinto Coelho

Mostra inédita de paramentos litúrgicos em Cascais | Casa Duarte Pinto Coelho

paramentos
19 Mar 2018
Paramentos litúrgicos católicos romanos datados desde os meados do século XVI até ao século XX, de diferentes técnicas e materiais, mostram-se pela primeira vez ao público na Casa Duarte Pinto Coelho, em Cascais.

De 24 de março a 6 de janeiro de 2019, dalmáticas, golas, bolsas corporais, pluviais, estolas ou casulas apresentam-se como autênticas obras de arte, exibindo o gosto sofisticado do colecionador e nome reconhecido das artes decorativas em todo o mundo. A exposição integra a programação do Bairro dos Museus de Cascais.

Trata-se de uma coleção desconhecida de Duarte Pinto Coelho. Ouro, seda, cetim ou algodão são alguns dos materiais utilizados na confeção destes trajes, vestes sem mangas ou capas. Estas peças têxteis atravessaram vários séculos, épocas e momentos litúrgicos da Igreja católica.

"A mostra vem reforçar a privilegiada cooperação entre a Câmara Municipal de Cascais, a Fundação D. Luís I e a Fundación Duques de Soria, entidade que detém parte do espólio de Duarte Pinto Coelho", refere o presidente da Câmara de Cascais. Carlos Carreiras enaltece que "é, naturalmente, uma honra reforçar esta comunicação bilateral, fluida e constante, dando a conhecer ao grande público – munícipes e visitantes nacionais e internacionais - esta coleção de paramentos litúrgicos, que integrou o quotidiano de Duarte Pinto Coelho ou não fosse este cascalense um católico devoto".

A Fundación Duques de Soria escolheu Cascais para instalar uma delegação permanente e uma representação da Cátedra Conde de Barcelona, cuja sede está na Casa Duarte Pinto Coelho.

Duarte Maria Egas de Avillez Pinto Coelho [1923-2010] nasceu em Cascais e exerceu a sua atividade de decorador e colecionador em países africanos e árabes, nos Estados Unidos, em França e em Espanha, vindo a fixar residência em Madrid.

A organização está a cargo da Fundação D. Luís I, em colaboração com a Câmara Municipal de Cascais. A mostra "Paramentos Litúrgicos" decorre, de 24 de março a 6 de janeiro de 2019, no âmbito da programação do Bairro dos Museus de Cascais.