Início / Noticias / Nova exposição “Entre Mundos” de Mónica de Morais no Centro Cultural de Cascais

Nova exposição “Entre Mundos” de Mónica de Morais no Centro Cultural de Cascais

21 Set 2023
Obras da artista portuguesa Mónica de Morais reunidas na exposição “Entre Mundos”, no Centro Cultural de Cascais.

De 24 de setembro a 29 de outubro de 2023, o Centro Cultural de Cascais apresenta a mostra "Entre Mundos" dedicada à obra da artista portuguesa Mónica de Morais. A exposição reúne cerca de 40 obras, entre a pintura e o desenho, das séries "O Tarot Visitado pela Arte" e "A Doce Luz do Silêncio", diferentes entre si, mas que se cruzam nas linhas que compõem a profundidade e esplendor da vida. São mostradas em simultâneo para construir um panorama da obra da artista.

Em "O Tarot Visitado pela Arte", Mónica de Morais oferece a sua interpretação pictórica dos 22 Arcanos Maiores do Tarot. Nestas telas, a pintora, que desde muito jovem se interessa pelo tema da espiritualidade, aventura-se pelos caminhos da simbologia tarótica, do esoterismo e do hermetismo, para percorrer, simbolicamente, o Universo e os seus agentes exemplares: o homem e a mulher.

Mónica de Morais considera o tarot uma fonte de discernimento, como um propósito de autoconhecimento. As obras que agora expõe no Centro Cultural de Cascais revelam o fascínio e a importância que o tarot tem na sua vida. Nas obras que integram "A Doce Luz do Silêncio", o desenho surge como a linguagem através da qual a artista explora continuamente o mistério da vida e do ser humano, e faz uso de novos materiais, como o papel de seda, o gesso e a areia, em suportes como a tela, a madeira, o papel e o metal, para dar forma àquilo que pretende expressar. "É apaixonante ver como o trabalho realizado em solidão se transforma numa experiência partilhada com muitíssimas pessoas que convergem num mesmo ponto", afirma a artista.

Mónica de Morais (Braga, 1959), é uma artista portuguesa, autora de uma obra multifacetada centrada na pintura, no desenho e na gravura. Nos seus trabalhos mais recentes aborda temáticas de reflexão humanitárias e espirituais. Frequentou a Sociedade Nacional de Belas Artes (1992-1997). As suas obram integram regularmente exposições coletivas e individuais em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Itália, China, Noruega, Estados Unidos da América, Áustria, Japão e Taiwan. O seu trabalho está representado em coleções internacionais como o Museu Florean Art - Baia Mare, na Roménia; o Luo Qi Museum of Internacional Modern Art, na China; e na Eileen S. Kaminsky Family Foundation, nos Estados Unidos.

Centro Cultural de Cascais
Avenida Rei Humberto II de Itália, Nº16, 2750-800 Cascais Portugal