De 24 de setembro a 29 de outubro de 2023, o Centro Cultural de Cascais apresenta a mostra "Entre Mundos" dedicada à obra da artista portuguesa Mónica de Morais. A exposição reúne cerca de 40 obras, entre a pintura e o desenho, das séries "O Tarot Visitado pela Arte" e "A Doce Luz do Silêncio", diferentes entre si, mas que se cruzam nas linhas que compõem a profundidade e esplendor da vida. São mostradas em simultâneo para construir um panorama da obra da artista.
Em "O Tarot Visitado pela Arte", Mónica de Morais oferece a sua interpretação pictórica dos 22 Arcanos Maiores do Tarot. Nestas telas, a pintora, que desde muito jovem se interessa pelo tema da espiritualidade, aventura-se pelos caminhos da simbologia tarótica, do esoterismo e do hermetismo, para percorrer, simbolicamente, o Universo e os seus agentes exemplares: o homem e a mulher.
Mónica de Morais considera o tarot uma fonte de discernimento, como um propósito de autoconhecimento. As obras que agora expõe no Centro Cultural de Cascais revelam o fascínio e a importância que o tarot tem na sua vida. Nas obras que integram "A Doce Luz do Silêncio", o desenho surge como a linguagem através da qual a artista explora continuamente o mistério da vida e do ser humano, e faz uso de novos materiais, como o papel de seda, o gesso e a areia, em suportes como a tela, a madeira, o papel e o metal, para dar forma àquilo que pretende expressar. "É apaixonante ver como o trabalho realizado em solidão se transforma numa experiência partilhada com muitíssimas pessoas que convergem num mesmo ponto", afirma a artista.
Mónica de Morais (Braga, 1959), é uma artista portuguesa, autora de uma obra multifacetada centrada na pintura, no desenho e na gravura. Nos seus trabalhos mais recentes aborda temáticas de reflexão humanitárias e espirituais. Frequentou a Sociedade Nacional de Belas Artes (1992-1997). As suas obram integram regularmente exposições coletivas e individuais em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Itália, China, Noruega, Estados Unidos da América, Áustria, Japão e Taiwan. O seu trabalho está representado em coleções internacionais como o Museu Florean Art - Baia Mare, na Roménia; o Luo Qi Museum of Internacional Modern Art, na China; e na Eileen S. Kaminsky Family Foundation, nos Estados Unidos.
Centro Cultural de Cascais
Avenida Rei Humberto II de Itália, Nº16, 2750-800 Cascais Portugal
Mais informações: www.fundacaodomluis.pt/