Início / Noticias / Parabéns Museu do Mar!

Parabéns Museu do Mar!

06 Jun 2023
Dedicado ao mar e ás suas gentes, o museu comemora 31 anos de existência. A data da sua inauguração coincide, assim, com a data da elevação de Cascais a Vila ( 7 de junho).

O Museu do Mar – Rei D. Carlos comemora 31 anos, esta quarta-feira, 7 de junho. Para assinalar a data, o museu teve casa cheia, dezenas de crianças, vindas das escolas do concelho ou acompanhadas pelas famílias, assistiram à peça de teatro musicada "A Menina do Mar", uma adaptação da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen.

O Museu do Mar-Rei D. Carlos está sediado no espaço do antigo Sporting Club de Cascaes, fundado em 1879, por iniciativa do então Príncipe Carlos (futuro D. Carlos I). Durante várias décadas do século XX, este edifício, também conhecido por Clube da Parada, foi palco de muitos acontecimentos sociais, lugar de lazer e de divertimento.

Dedicado ao mar e à memória das gentes a ele ligadas, o museu foi, formalmente, inaugurado em 7 de junho de 1992. Do edifício oitocentista existe ainda a Sala Octogonal, espaço de entrada no universo museológico. As restantes salas constituem ampliações posteriores, destinadas a expor o crescente acervo que foi incorporado ao longo dos anos, bem como a aumentar o número de serviços vocacionados para o público (Biblioteca e Serviço de Educação), ou para o funcionamento interno (reservas museológicas, gabinete de conservação e restauro).

Em permanente crescimento e atualização, o museu tem sido alvo de recentes reformulações do discurso expositivo, procurando adaptar-se às exigências do público, em especial aos interesses dos mais jovens, através de uma linguagem dinâmica e interativa, com recurso às novas tecnologias, assim como à criação de ambientes e de mensagens que vão ao encontro das preocupações sociais, culturais e científicas do momento atual.

Cada vez mais vocacionado para o estudo e a divulgação da biodiversidade e dos problemas ambientais, as salas da exposição permanente têm vindo a ser remodeladas, reequacionando-se os seus conteúdos e procedendo-se à inserção de novas soluções museográficas, mais adequadas às novas exigências de comunicação.

Entre as exposições permanentes pode ver, entre outras, "Cascais na Rota dos Naufrágios" ou "Gentes do Mar - Pescarias", "O Mundo dos Moluscos" e uma secção dedicada ao Rei D. Carlos e à sua contribuição para a Ciência Oceanográfica. Saiba mais informação sobre as exposições permanentes do museu aqui

O que também merece uma visita ao Museu do Mar, são as suas exposições temporárias, essencialmente, ligadas à proteção do meio ambiente, em particular, do meio marinho.

Museu do Mar - Rei D. Carlos
Rua Júlio Pereira de Mello
2750-407 Cascais
Tel: 214815906 (Geral)