Início / Noticias / Pintar a Pintura, de Gonzalez Bravo

Pintar a Pintura, de Gonzalez Bravo

26 Nov 2020
De 26 de novembro a 14 de março de 2021, exposição patente no Centro Cultural de Cascais

O Centro Cultural de Cascais apresenta Pintar a Pintura, de Gonzalez Bravo.

Nascido em Badajoz e a viver em Cascais, Gonzalez Bravo conta com um percurso artístico de mais 40 anos, estando a sua obra representada em diversas coleções públicas nacionais e internacionais.

Nesta exposição, patente entre 26 de novembro e 14 de março de 2021, mostram-se obras em grande escala, com texturas e relevos repletos de cor. A organização é da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus.

"O que distingue a intervenção de Gonzalez Bravo reside justamente na "confecção" da obra, na substância desse processo criativo: as primeiras camadas que ele aplica sobre a parede branca da tela são o pretexto. Nas camadas seguintes, ele vai através do grattage, trabalhar essa textura, "aproveitar" o que interessa e abandonar as sobras. Conserva apenas o que resiste. [...] É esta metalinguagem, esta representação de representações, que nos vai conduzir ao espectacular resultado da sua obra. Uma obra, cuja matriz, alheia a uma qualquer grelha pré- estabelecida, está toda ela inscrita neste processo criativo" - António Branquinho Pequeno.

Saiba mais sobre a obra e Pintar a Pintura de Gonzalez Bravo e aceda ao catálogo da exposição.


Os equipamentos culturais de Cascais receberam o selo Clean and Safe, cumprindo, assim, as recomendações da Direção-Geral da Saúde para evitar riscos de contágio da pandemia Covid-19. Este selo é entregue pelo Turismo de Portugal, em articulação com o Ministério da Cultura.

+ Sobre cascais