Início / Noticias / Pinturas da artista portuguesa Sofia Salazar Leite No Centro Cultural de Cascais

09 Nov 2023
A obra da artista portuguesa Sofia Salazar Leite estará em destaque no Centro Cultural de Cascais a partir de 5 de novembro, com a abertura ao público da exposição “AVESSO DOS AFETOS”. Realizada numa iniciativa da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais, a mostra ocorre no âmbito da programação do Bairro dos Museus e estará patente até 25 de fevereiro de 2024.

Até 25 de fevereiro de 2024, o Centro Cultural de Cascais apresenta a mostra "AVESSO DOS AFETOS" da artista Sofia Salazar Leite. A exposição reúne 23 pinturas de grande formato. Nestes quadros, em que a artista utiliza a técnica mista aplicada sobre tela e em que predomina uma paleta de cores contida, quase monocromática, Sofia Salazar Leite aprofunda a exploração da fronteira entre a figuração e abstração que caracteriza a sua obra.

A exposição "AVESSO DOS AFETOS", é o resultado do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 3 anos. Aqui, a artista explora as tangentes entre a abstração e a figuração através de relações materiais, cromáticas, formais e semânticas. Num processo dialético, em constante mutação, ensaia a temática da Humanidade e sugere espaços povoados por pessoas, sentimentos e emoções.

Pedro Chorão, também ele um reconhecido pintor português, observa que em "AVESSO DOS AFETOS" Sofia Salazar Leite "consegue um bem-sucedido encontro entre a linha e a cor, onde desenho e pintura se completam", evidenciando o seu domínio técnico dos materiais e a maturidade da sua expressão plástica.

No texto do catálogo que acompanha a exposição, o jornalista Pedro Cordeiro reflete que "são migrantes e refugiados os figurantes e protagonistas da pintura de Sofia Salazar Leite, quer o sejam na forma hodierna de quem morre à procura não de vida melhor, mas de vida, quer lho chamemos num arroubo retórico que dá conta de humores, fugas, caminhos, encontros, contrariedades, despedidas e fados".

Sofia Salazar Leite (Lisboa, 1977) licenciou-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, em 2001. A pintura e o desenho surgem na sua vida desde muito cedo, por influência do seu avô materno, com quem mantinha uma relação de grande proximidade.

Entre 1993 e 1999, completou os cursos de Desenho e de Pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes e, mais tarde, o curso de Fotografia Digital no Instituto Português de Fotografia. Iniciou a sua atividade profissional em Amesterdão, em 2001, tendo regressado posteriormente a Lisboa, onde tem vindo a conciliar, de forma complementar e multidisciplinar, a Arquitetura e as Artes visuais. Desde 1999, as suas obras já foram apresentados em diversas exposições, individuais e coletivas, em Portugal e no estrangeiro.

Centro Cultural de Cascais
Avenida Rei Humberto II de Itália, Nº16, 2750-800 Cascais Portugal