Início / Noticias / Rui Algarvio no Centro Cultural De Cascais

Rui Algarvio no Centro Cultural De Cascais

14 Fev 2023
Rui Algarvio expõe as suas mais recentes obras em “A Ponte, o Campanário, a Casa e o Barqueiro”, na sala Capela do Centro Cultural de Cascais. Para ver até 30 de abril de 2023, numa iniciativa da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais no âmbito da programação do Bairro dos Museus.

Até 30 de abril de 2023, o espaço da Capela, sala do Centro Cultural de Cascais, recebe uma seleção de pinturas e desenhos do artista Rui Algarvio (Barreiro, 1973), reunidos na exposição "A Ponte, o Campanário, a Casa e o Barqueiro".

Rui Algarvio relata que o ímpeto para a criação desse conjunto de 20 pinturas e 20 desenhos surgiu em 2017 quando, diante de uma pequena paisagem do pintor holandês Rembrandt exposta num museu de Lisboa, em estado contemplativo sentiu a "estranheza de que o tempo se cristalizou naquele pedaço de tela".

Perante todas as inquietações inerentes ao processo artístico e de todas as questões que se levantam, o artista reflete: "porque será que tudo fica, mais cedo ou mais tarde, resolvido na pintura? Tantas questões por responder, que são solucionadas no quadro. Naturalmente que a decisão de iniciar uma pintura, um desenho, pressupõe uma ideia prévia, mas neste processo de execução reside o indizível, e o resultado será apenas este esforço de resolver o que não tem solução".

Rui Algarvio (Barreiro, 1973) licenciou-se na Faculdade de Belas Artes de Lisboa (1998). Em 2003 concluiu o mestrado na Universidade Autónoma do México (UNAM), Cidade do México, tendo sido distinguido com a Medalha de Mérito Académico Alfonso Caso. Desde 2000, expõe individual e coletivamente em Portugal, Espanha, França, Áustria, Costa Rica e México. Está representado em várias instituições e coleções privadas, entre as quais se destacam a Fundação Carmona e Costa, Centro de Arte Contemporânea de Málaga, Fundación Pascual Ros Aguilar, Fundación Centenera, Coleção Dietrich Mateschitz, Luciano Benetton Collection, Coleção Fernando Ribeiro e a Coleção Norlinda e José Lima.

RUI ALGARVIO – A PONTE, O CAMPANÁRIO, A CASA E O BARQUEIRO
De 12 de fevereiro a 30 de abril de 2023