Início / Noticias / Sonhos do Dia e da Noite: A Coleção e o Percurso de Maria João Fernandes

Sonhos do Dia e da Noite: A Coleção e o Percurso de Maria João Fernandes

21 Out 2020
Centro Cultural de Cascais | 24.10 a 03.01.21

O Centro Cultural de Cascais abre portas aos Sonhos do Dia e da Noite: A Coleção e o Percurso, de Maria João Fernandes.
Crítica de arte, ensaísta e poeta, Maria João Fernandes colecionou, ao longo de 40 anos, arte contemporânea de artistas de renome nacional e internacional.

Ana Hatherly, Cruzeiro Seixas, Paula Rego, Vieira da Silva, António Ramos Rosa, Graça Morais, José de Guimarães, João Vieira e Noronha da Costa, entre muitos outros autores que marcaram a criatividade do século XX e do início do século XXI, integram esta coleção e estarão representados nesta mostra, que decorre entre 24 de outubro e 3 de janeiro de 2021, no Centro Cultural de Cascais, equipamento do Bairro dos Museus.

"O que tem realizado Maria João Fernandes, no seu extenso percurso, obedece ao seu pessoal critério estético, à valorização dos seus gostos, ao seu sentido da qualidade, à sua proximidade com os artistas, cujas vivências compartilhou; ao que a tem feito vibrar, sentir, emocionar-se, querer. Por tudo isto, esta coleção exala humanidade, proximidade, uma maneira de estar perante a arte e com a arte, uma forma de ser. Não há artifício, há naturalidade, exclusividade, o genuíno assombro de uma personalidade que convoca o assombro."
Tomás Paredes
Presidente da Asociación Española de Críticos de Arte/AICA Espanha

Saiba mais sobre Sonhos do Dia e da Noite: A Coleção e o Percurso, de Maria João Fernandes