Início / Noticias / Tesouros da América/Tesoros de América: Uma visita virtual 3D

Tesouros da América/Tesoros de América: Uma visita virtual 3D

19 Maio 2020
Faça uma visita virtual 3D à exposição que comemora os 500 anos da descoberta do Estreito de Magalhães.

Por ocasião da celebração do Dia Internacional dos Museus, inaugurou-se, na modalidade virtual, a exposição Tesouros da América/Tesoros de América. A mostra apresenta obras de 29 artistas chilenos.

A exposição estava programada para ser realizada fisicamente no Centro Cultural de Cascais, no âmbito das comemorações dos 500 anos da viagem de circum-navegação iniciada por Fernão de Magalhães, mas foi adiada, devido à pandemia que nos afeta.

A exposição em modo virtual foi concebida, projetada e construída pela Fundaçção D. Luís I, , com a colaboração dos próprios artistas e curadores. O espaço físico - a sala de exposições do Piso 0 do Centro Cultural de Cascais - foi construído virtualmente com todo o pormenor.

A exposição foi montada recorrendo a reproduções em alta resolução das obras de arte, seguindo um projeto museográfico também inédito, com recurso à modelação tridimensional de todos os tipos de suporte físico e ao multimédia, de modo a proporcionar ao visitante internauta uma experiência imersiva no espaço virtual.

Tesouros da América/Tesoros de América pode ser vista no site da Fundação D. Luís I, onde é também disponibilizada mais informação. A mostra decorre no âmbito da programação do Bairro dos Museus de Cascais, numa altura em que se celebra cinco anos deste conceito inovador.