Início / Noticias / “Uma rocha estranha” exposta no Jardim do Mar

“Uma rocha estranha” exposta no Jardim do Mar

10 Abr 2018
A obra de Bordalo II, “Uma rocha estranha”, está exposta no jardim do Museu do Mar, em Cascais e interpela-nos enquanto poluidores.

Inspirado numa das grandes produções da National Geographic, o artista construiu a sua obra com os materiais recolhidos no mar: "A ideia é a de um Mar doente que cospe uma bola de plástico, que está a mais, como nós fazemos quando estamos doentes", explica Bordalo II.

Esta obra, como referiria o presidente da Câmara de Cascais Carlos Carreiras durante a inauguração da exposição, "ajuda-nos a sensibilizar todos aqueles que ainda não mudaram os seus comportamentos" e alerta-nos para "esse enorme atentado ambiental" o grande "continente de plástico" que polui os nossos oceanos, que "altera todos os ecossistemas", afetando fauna e flora marítimas. "É com intervenções destas" acrescentaria Carlos Carreiras, "que se sensibilizam e convocam todos para a necessidade de alterar os nossos hábitos. Temos que ser exigentes também com aqueles que nos governam para que apliquem políticas que não continuem a destruir o nosso planeta, porque, já não é uma questão de urgência é uma questão de emergência".

Luís Fernambuco, responsável da National Geographic em Portugal(NG), refere de como nasceu aquela obra: "A ideia para fazer esta peça veio na sequência de uma das grandes produções da National Geographic "Uma rocha estranha". São dez horas de imagens incríveis que mostram o planeta de uma forma nunca vista até hoje, e que nos revelam, por um lado, como o planeta é fantástico, único, a quantidade de eventos muito improváveis que fizeram com que o Planeta seja o que é, mas também nos alerta para a sua fragilidade e de como as nossas ações podem prejudicar e acabar com tudo. Com esse ponto de partida falamos com o Bordalo, de cujo trabalho gostamos muito e achamos que fazia o encaixe perfeito".

Sobre a oportunidade daquela exposição Luís Fernambuco salientou aquilo a que designou, terceira peça do puzzle: "Foi importantíssimo para nós podermos ter esta terceira peça do puzzle nesta ação conjunta, o apoio do presidente da Câmara Municipal de Cascais, que nos permitiu encontrar um espaço fantástico nos jardins do Museu do Mar, onde esta peça alerta para a preservação dos oceanos e do nosso planeta", concluiu.